Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

25.1.18

Rádio Escolar



A Biblioteca Escolar lançou o desafio aos alunos e professores da Garcia Domingues e em breve teremos de volta a Rádio Escolar!

“12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) – Fase Escola”




Ao longo da semana passada, decorreu o apuramento dos alunos que irão representar a Escola E.B. 2/3 Garcia Domingues na Fase Concelhia do CNL, no próximo dia 20 de março de 2018, na Biblioteca Municipal de Silves.

Parabéns a todos os participantes e boa sorte para os vencedores.

A Garcia Domingues conta convosco!

1ºciclo – Maria Cabrita – 4ºano

2ºciclo – Teresa Carrilho – 5ºano

3ºciclo – Maria Leonor Mora – 7ºano
 
 

Partilhar Leituras



A Biblioteca Escolar está a promover o projeto PARTILHAR LEITURAS dirigido ao público adulto da comunidade escolar.

O objetivo do projeto é promover ao prazer de ler e é dirigido aos Encarregados de Educação, Auxiliares de Ação Educativa e Professores.

Para participar no projeto terá apenas de fazer a inscrição e deixar um livro que gostou de ler e que gostaria de partilhar com outros leitores. As requisições e devoluções deverão ser feitas na Biblioteca Escolar.

Para mais informações não hesite em contactar a equipa da Biblioteca Escolar.


Aguardamos a sua visita!

Ainda o encontro com Pedro Seromenho, escritor e ilustrador



O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve hoje na nossa escola e encantou todos os presentes com as suas histórias e a sua habilidade para a ilustração.

Deslumbrou-nos com uma ilustração criada ao longo da sessão sobre a sua obra “A cidade que queria viver no campo”. Entre círculos e linhas surgiu, como por magia, um lindo registo da “cidade menina”, como o próprio designa, que um dia viu partir o seu amigo.

Os alunos do 6ºF apresentaram o book trailer da obra “As gravatas do meu pai”, por eles criados com a ajuda das professoras Anabela Fialho e Sílvia Martins, que poderá consultar através do link https://goo.gl/Xtn4nT

No final ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos individualizados com as ilustrações do ilustrador.

Um bem-haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado a oportunidade de partilhar estes momentos com o escritor e ilustrador.

18.1.18

Encontro com escritor e ilustrador Pedro Seromenho


No dia 22 de janeiro, pelas 11 h 55 min, iremos receber na nossa escola o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, no âmbito da oferta formativa da Biblioteca Municipal de Silves.
 
 

3.1.18

Sessão de animação de leitura "Feliz Natal Lobo Mau"

   



A Biblioteca Escolar assinalou a época natalícia com a dinamização de sessões de animação de leitura junto das turmas de pré-escolar e 1ºciclo da E.B.2/3 Dr. Garcia Domingues e Jardim-de- Infância/ E.B.1 Silves nº2.
     A obra selecionada para estas sessões foi “Feliz Natal Lobo Mau” de Clara Cunha e ilustrações de Natalina Cóias.
     O protagonista desta história, o Lobo, foi procurar o Capuchinho Vermelho mas no seu lugar encontrou o Pai Natal… Será que o lobo merece um presente? Uma divertida história que cativou os alunos do primeiro ao último momento!
     Após a leitura da história, a professora bibliotecária desafiou os alunos a darem asas à sua criatividade e o resultado final da atividade foi surpreendente.
      Parabéns aos nossos pequenos grandes artistas!

7.12.17

Regulamento do Concurso Nacional de Leitura 2017-18

6.12.17

Concurso Nacional de Leitura


Bookmark Exchange Project






Ao longo 1ºperíodo, os alunos do 1ºciclo da nossa escola participaram na iniciativa mundial de troca de marcadores, dinamizada no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Os nossos marcadores viajaram para três países: Croácia, Eslovénia e Roménia.
Depois de termos sido informados sobre os países/escolas que iriam trocar com a nossa escola, a Professora Bibliotecária preparou uma breve apresentação sobre o país e a escola a corresponder e, em articulação com as professoras titulares de turma, os alunos ilustraram os marcadores a enviar.
A atividade superou os objetivos esperados e nalgumas turmas a correspondência entre os grupos dos diferentes países irá continuar ao longo do ano, promovendo a partilha de experiências entre os alunos e professores envolvidos.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo ao longo de toda a atividade. Uma experiência muito positiva para todos os participantes!




22.11.17

Exposição "Alimentação Racional"




Realizou-se durante os meses de outubro e parte de novembro uma exposição de trabalhos de alunos das turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC, sobre o tema da Alimentação Racional.
Os alunos destas turmas efetuaram uma pesquisa sobre Obesidade Infantil, Dieta Mediterrânica e Aditivos Alimentares, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, utilizando a Internet e enciclopédias, livros e outros recursos da Biblioteca Escolar.

8.11.17

Sessão de animação da leitura: "Leónia devora os livros"






Ao longo do mês de outubro, a Biblioteca Escolar dinamizou sessões de animação de leitura junto das turmas de 1ºciclo, em torno da obra “Leónia devora os Livros” de Laurence Laubert.
A protagonista desta história possui um apetite insaciável por livros, “devorando” todos os que encontrasse à sua frente. Possui uma doença que para além de rara, é também hereditária… Como poderá acabar esta história? Requisita o livro e “delicia-te” com esta fantástica história marcada pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras.
No final da leitura os alunos foram desafiados para ajudar a Leónia a situar-se numa biblioteca, identificando os espaços que deveria dirigir-se para encontrar os livros que procurava, através de uma ficha de trabalho.

25.10.17

A Terra treme


No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, 13 de outubro, a Biblioteca Escolar participou no exercício nacional “A TERRA TREME”.
O exercício teve a duração de um minuto, durante o qual os utilizadores presentes na Biblioteca Escolar foram convidados a executar três gestos simples – Baixar, Proteger, Aguardar!
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

22.2.13

“Speak Out Challenge 2013”

Semifinal 2013 - “Speak Out Challenge”
No próximo dia 27 de Fevereiro de 2013, os teus colegas
Daniel Lourenço
Lara André

vão representar a Escola no concurso Speak Out Challenge.
Local: Escola EB23 João de Deus - Messines
Horas: 18h00 até às 20h00

Vem apoiar os colegas que vão representar a Escola E. B. 2,3 Dr. Garcia Domingues. Estás convidado!

O que é o Speak Out Challenge?
Este projecto, que teve início em Portugal no ano lectivo 2008/9, consiste numa formação para os jovens entre os 14 e os 16 anos aprenderem a falar em público, seguida de um concurso, o Speak Out Challenge. Trata-se de um programa implementado há alguns anos em escolas inglesas com o objectivo de ajudar os jovens a desenvolverem competências na área de falar em público.

21.2.13

Concurso de fotografia João de Deus



18.2.13

Reunião da Assembleia de Delegados e Representantes do 4ºano

Convocam-se todos os Delegados de Turma e Representantes dos 4.º anos para uma reunião a realizar na quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2013, pelas 15h30, na sala 9 da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações;
2. Balanço das Assembleias de Turma sobre as atividades
3. Propostas dos delegados de turma resultantes das Assembleias de Turma;
4. Outros assuntos.

Assegura que o delegado da tua turma não vai faltar e pede-lhe para ele levar os assuntos que discutistes na Assembleia de Turma.

13.2.13

Biblioteca lança concurso do Dia dos Namorados

Integrado no projeto "A volta ao Mundo em 80 dias" que se desenrola na Biblioteca da Escola, está aberto mais um concurso para tu poderes participar.

Mr. Phileas Fogg está em viagem, mas quer assinalar o dia de S. Valentim... escrevendo uma carta à sua amada.
Imagina como seria essa carta e entrega-a na Biblioteca.


Do que estás à espera? Há prémios para as 3 melhores cartas.


8.2.13

Eleição - Assembleia Municipal Jovem do concelho de Silves

Durante a visita a Lisboa, os membros da Assembleia Municipal Jovem do concelho de Silves (alunos das várias escolas) fizeram campanha no sentido de serem eleitos para dirigirem os trabalhos da referida Assembleia que se realizará neste ano letivo.
A campanha foi suada e os alunos da nossa escola levaram a melhor, pois o cargo de presidente e de secretário foi ganho por alunos da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues.
Presidente - Délio Gaspar
1.ª Secretária - Lara André
O lugar de 2.º secretário foi ganho por um aluno também do nosso Agrupamento, da Escola Secundária de Silves.
Parabéns a todos e bom trabalho.

6.2.13

Visita à Assembleia da República e ao Museu da Presidência


No passado dia 6 de fevereiro de 2013 os membros da nossa Escola que fazem parte da Assembleia Municipal Jovem de Silves foram a Lisboa numa visita à Assembleia da República e ao Museu da Presidência da República.

Os alunos Sara Boto, João Guerreiro, Daniel Lourenço, Lara André, Délio Gaspar e Ana Patrícia Diogo, para além das visitas referidas, tiveram uma sessão de esclarecimento com os deputados do círculo do Algarve: PS - Miguel Freitas; PSD - Cristóvão Norte; CDU - Paulo Sá; BE - Cecília Onório; Partido dos Verdes - José Luís Ferreira.
Nessa sessão colocaram várias questões aos deputados sobre a reabertura do Museu da Fábrica do Inglês, o desassoreamento do Rio Arade, as Smartshops que proliferam pelo Algarve e os cursos profissionais.

No final puderam ainda assistir à sessão plenária da Assembleia da República com o ministro Vítor Gaspar.

Neste dia, estes alunos procuraram ganhar experiência para desempenharem adequadamente o seu papel na Assembleia Municipal Jovem de Silves.

28.11.12

A MINHA FREGUESIA A LER +


De janeiro de 2013 a dezembro de 2014
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE PROJETO “A MINHA FREGUESIA A LER +”


A ideia central é criar bibliotecas em vários espaços das freguesias do concelho de Silves, por forma a que se possam promover ações continuadas de incentivo à leitura e de promoção da literacia em contextos públicos e privados.
O projeto, promovido pela Câmara Municipal de Silves (CMS), através da sua Biblioteca, arranca já a partir do início do próximo ano, podendo candidatar-se as associações culturais e recreativas, instituições privadas e de solidariedade social e juntas de freguesia.

A dinamização do projeto “A minha Freguesia a Ler +” irá permitir a promoção da leitura informal e da narração oral, proximidade com as realidades culturalmente mais carenciadas, integração social e envolvimento comunitário através do voluntariado e a descentralização de práticas, dinâmicas e espaços culturais.

O projeto conta com as parcerias do Plano Nacional de Leitura, Fundação Calouste Gulbenkian, projeto “Voluntários de Leitura” (do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa), Secretaria de Estado da Cultura / Direção Regional de Cultura do Algarve e jornal Terra Ruiva.

O endereço eletrónico biblioteca@cm-silves.pt e os telefones 282 442 112 | 282 440 800 são os contactos disponíveis da Biblioteca Municipal de Silves para a recolha de informação adicional sobre este projeto.
Plataforma online http://aminhafreguesiaalermais.blogspot.pt

26.11.12

2ª Assembleia de Delegados e Representantes do 4ºano

Convocam-se todos os Delegados de Turma e Representantes dos 4.º anos para uma reunião a realizar na quarta-feira, dia 28 de novembro de 2012, pelas 15h30, na sala 9 da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações;
2. Funcionamento dos clubes;
3. Assembleia Municipal Jovem;
4. Speak Out Challenge
5. Propostas dos delegados de turma resultantes das Assembleias de Turma;
6. Outros assuntos.

A tua participação é importante!

O Coordenador de Projetos
Prof. Nuno Garção