Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

29.5.09

Vem aí a Semana da Matemática

Na semana de 1 a 5 de Junho, decorrerá, na nossa escola, a Semana da Matemática. Este evento abarca actividades lúdicas, científicas e tem como objectivo desenvolver o gosto pela Matemática.
Dirige-te à biblioteca e aprende Matemática, a brincar!

E já agora, e a propósito, sabes o que disse Albert Einstein sobre a Matemática:
A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.”
E Isadora Eunice recomendava:
Faça da sua vida uma verdadeira matemática!
Some as alegrias,
diminua as tristezas,
multiplique o seu amor e divida comigo!

E, para terminar, algo verdadeiramente útil: um poema que te ajuda a resolver equações!!

Resolução de Equações



Uma equação é fogo para se resolver
é igualdade difícil e de grande porte
é necessário saber todas as regras
e ter até uma boa dose de sorte.

A primeira coisa a ter em conta
quando se olha uma equação
é ver se tem parênteses,
é que umas têm outras não.

Se tiver, é por aí que tudo deve começar.
Sinal “+” antes: fica tudo igual.
mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
se antes do parênteses o “-“ for o sinal.

A seguir…alerta com os denominadores!
Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
Os sinais negativos antes de fracções
são degraus onde podem tropeçar.

É preciso não esquecer nenhum sinal
e estar atento ao coeficiente maroto
e se um termo não interessa de um lado
muda-se o sinal e passa-se para o outro.

Quando a incógnita estiver sozinha
podemos então dar a tarefa por finda. E então,
sem nunca esquecer o que foi feito
escreve-se o conjunto solução.


22.5.09

Semana da Leitura 2009

A nossa escola aderiu à Semana da Leitura que se realizou de 27 a 30 de Abril.
Esta iniciativa pretendeu celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas actividades festivas que promoveram a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores.
De entre as várias actividades que se realizaram destacamos as várias Horas de Leitura, o Concurso de Soletração e Um Livro numa Frase.
Vejam as fotos que fizemos.


24.4.09

Recordando Abril

Trinta e cinco anos depois.
Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 estalou uma revolução que derrubou o Governo com o objectivo de implantar a democracia. Esta data representou uma viragem decisiva na História de Portugal e abriu caminho a mudanças muito profundas na vida dos portugueses.

Visita a nossa exposição!



Podes saber mais sobre o 25 de Abril, consultando o site:

http://web.educom.pt/pr1305/Abril.htm

Podes ver ainda um vídeo sobre o 25 de Abril aqui:

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


O “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da Unesco, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

A Biblioteca Escolar, à semelhança de anos anteriores, está a realizar várias actividades, ao longo desta semana, para assinalar esta data, tais como:
-“ Um livro numa frase”;
- “ O Livro viajante”;
- “ Hora da leitura”;
- Exposição de trabalhos.

1.3.09

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura - obras seleccionadas



Já são conhecidas as obras seleccionadas para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura que irá ocorrer no próximo dia 27 de Março.

A prova inicia-se às 15:30h e termina às 16:30h, seguida de um lanche e de um espectáculo surpresa, findo o qual se procederá à entrega dos prémios aos concorrentes seleccionados.

Aqui ficam então as obras:

- O Cristal dourado, da série Sebastião e os mundos secretos de João Aguiar, Editora Asa.

- O Gato malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado, Porto Editora,

Texto Editora ou Dom Quixote.

- O Amigo do computador, de Maria Teresa Maia Gonzalez, Editorial Verbo.

15.2.09

Dia de São Valentim

Para assinalar o dia de S. Valentim, esse dia tão especial que serve para lembrar de forma mais particular não só o Amor, mas também a Amizade, os alunos do 7ºA, 7ºC e 6ºB resolveram trocar entre si poemas de amor escritos por alguns dos nossos mais conceituados poetas...
O curioso é que houve um poema que, por ter sido várias vezes escolhido, parece ser o preferido! Gostarias de o ler? Então, aqui vai ele!


Foi escrito por Eugénio de Andrade, um escritor já falecido que gostava muito da natureza e ... de gatos!

Logo a seguir, poderás ver uma fotografia de algumas das cartas de amor que por aí circularam, levando versos com aroma de rosas... vermelhas.
É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

30.1.09

Biblioteca Municipal de Silves recebe exposição de marionetas


«Entre os dias 2 e 28 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Silves recebe uma exposição de marionetas, da autoria do grupo de teatro de Viana do Castelo, intitulada “Marionetas, Actores & Objectos”.

Durante quase um mês, os visitantes vão poder apreciar 96 marionetas, construídas em 2004 por Sabahat Passos e Alexandre Passos para os espectáculos deste grupo, e que representam diferentes personagens de histórias populares, da mitologia grega e dos contos infantis. A exposição inclui, ainda uma colecção das réplicas de gigantones, de forma a contribuir para uma maior divulgação das “marionetas” tradicionais da região do Alto Minho.

Paralelamente a estes artefactos, os visitantes vão poder ver diversos materiais didácticos, desenhos de cenários, desenhos de construção de marionetas, livros, cartazes e fotografias de espectáculos emoldurados de vários tamanhos, bem como assistir a algumas representações e demonstrações de manipulação de diferentes técnicas. Poderão, ainda, experimentar, com a supervisão e orientação de um manipulador, as marionetas de vara.

Esta exposição tem um carácter itinerante, tendo sido já apresentada nas principais salas do País, bem como em várias bibliotecas municipais. »

in jornal Região Sul, edição on-line de 27.01.2009´
Website do grupo de teatro "Marionetas, Actores & Objectos"

23.1.09

Queres uma sugestão para ocupares os teus tempos livres?

GOSTAS DE LER?


A Biblioteca vai quinzenalmente sugerir-te a leitura de um bom livro. À entrada dos blocos e no placar da Biblioteca todos os quinze dias. NÃO TE ESQUEÇAS!


Queres jogar? Aqui na Biblioteca só se fôr jogo didáctico! Podes encontrar sugestões no placar da Biblioteca ou nos Favoritos (em CDU - Sites por área temática) existentes em cada um dos computadores (repara na estrelinha amarela no Ambiente de Trabalho).


Gostas de seguir pistas, como se fosses um detective? Então participa na nossa "Caça ao livro que perdeu a frase”. É bué fixe.


E por fim: queres fazer parte dos amigos da Biblioteca? Tens direito a um cartão personalizado e terás responsabilidades juntamente com os professores que fazem parte da equipa da Biblioteca.

9.1.09

O Plano Nacional de Leitura na Vida das Escolas - o caso do Jardim de Infância de Silves



O Boletim dos Professores, nº 13, pp. 3-4, Janeiro 2009, pode ser consultado on-line em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3020&fileName=boletim_13.pdf

8.1.09

Actividades realizadas em Dezembro na Biblioteca da E.B.1, nº1 de Silves

Leitura de várias obras com as turmas do 1º ano:


O Lobo e os sete Cabritinhos - conto tradicional

A meia do Natal
Decorreu entre finais de Novembro, princípios de Dezembro o concurso de postais "Crianças de todo o mundo" em que participaram todos os alunos do 1ºciclo do Agrupamento.

Os premiados foram:


Tomás Silva – Prof. Nuno - 1º ano















Rafael Costa – Profª. Ana Margarida - 2º ano













Ana Viegas - Profª. Rosa Semedo - 3º ano












Gonçalo Rodrigues Alves Valente de Oliveira - Profª. Olga - 4º ano


Fez-se ainda um Concurso de consulta de Dicionário com a participação das turmas do 4º ano.

A fase final realizou-se no dia 12 de Dezembro. Após a prova, uma turma do 3º ano brindou os colegas com leituras de poemas de Natal.

Os premiados foram:

1ª Classificada
Joana Margarida da Costa - profª Dora
2º Classificado
David Rafael - profª Dora
3º Classificado
Tomás Lóia - prof ª Dora

12.12.08

Concurso Nacional de Leitura

A primeira fase, a nível de Escola, do Concurso Nacional de Leitura, realizou-se no passado dia 10 e já podemos anunciar vencedores.

São eles:
1º Lugar: João Ramalho (nº12, 7ºA)


2º Lugar: Márcio Moreira (nº15, 9ºB)


3º Lugar: Carla Fernandes (nº4, 9ºA)


Parabéns aos vencedores!


Serão os nossos representantes na fase regional.
Boa Sorte!

5.12.08

A Poesia vem à Escola, na voz de Afonso Dias

P.S. - Era para ser, mas não foi possível. O nosso poeta está infelizmente adoentado ficando esta apresentação por enquanto adiada. Desejamos-lhe rápidas melhoras!!


Mais uma vez teremos Afonso Dias entre nós, agora numa organização do núcleo da Pré e 1º Ciclo da Biblioteca.



No dia 11 de Dezembro, no Auditório da EB23 Dr. Garcia Domingues, pelas 20h, para pais/encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares de acção educativa da Pré e 1º Ciclo. No mesmo dia, às 14.50h haverá uma sessão para três turmas do 5º ano.


Seja bem-vinda a Poesia!

14.11.08

Halloween



No dia 30 de Outubro, o 6º B, acompanhado pelas professoras Anabela Marques e Natividade Lemos, visitou os colegas do 1º Ciclo, a quem leu histórias relacionadas com o Halloween.
Fica aqui uma foto desse momento e uma das estórias, criada pelo José João e pelo Miguel Jorge: A Bruxa e a Abóbora.

Era uma vez uma bruxa que vivia num palácio majestoso, coberto de vassouras e guardado por mil fantasmas e soldados transparentes!
Ela tinha um quintal enorme onde plantava... Ora adivinhem lá! Isso mesmo, abóboras! Milhares e milhares de abóboras...
A bruxa Botânica (era esse o seu nome) vivia feliz e contente com a sua vidinha de agricultora, até ao dia em que resolveu participar num concurso de bruxas... A partir desse dia acabou o sossego! Mas o prémio era, realmente, muito apelativo, principalmente para uma bruxa. Aquela que apresentasse a abóbora maior ganhava uma vassoura de oiro a jacto! Assim, a Botânica passou a ter todos os cuidados possíveis e imaginários: à noite, antes de se deitar, ela ia sempre espreitar o quintal para ver se a sua abóbora preferida ainda lá estava, e lançava feitiços a todos os que dela se aproximavam. Uma vez, um coelho esfomeado saltou para cima da abóbora gigante e imediatamente se transformou numa rã!
O concurso aproximava-se... Passaram-se três dias a correr! A bruxa estava nervosa, cada vez mais nervosa, e na véspera do concurso mal se aguentava sentada ou em pé!
Finalmente chegou o grande dia... E a Botânica mandou vir mais de cinquenta homens, já para não falar do camião que estava à porta do seu quintal, de forma a transportarem a abóbora para o local do concurso. Mas as coisas não correram bem como ela queria. É que a vizinha estava a passar (também ela uma bruxa) e, quando reparou que a Botânica estava distraída, convenceu o motorista a roubar a abóbora dizendo-lhe:
- Dou-te um milhão de euros se levares esta abóbora gigante para um sítio que ninguém descubra!
Ele assim fez.

Um dia cansou-se de tanto procurar... Exausta, deitou-se na relva do parque e enquanto caía para trás dizia: - Desisto! Desisto!
E foi então que aconteceu aquilo em que ela já não acreditava: ao olhar para cima, a Botânica viu a lua. E na lua um ponto, uma marca, um objecto estranho. Era a sua abóbora gigante!

Conseguem adivinhar como é que ela trouxe a abóbora para baixo?
Acertaram mais uma vez! Foi assim mesmo: com a força da sua imaginação! Quando acordou do sono repousante, a abóbora já estava ao seu lado... E assim a bruxa Botânica ganhou a vassoura de oiro a jacto.
Querem andar nela? É só fecharem os olhos e imaginarem...

24.10.08

Concurso Nacional de Leitura


Os contos de Eça de Queirós escolhidos para a realização do Concurso Nacional de Leitura podem ser lidos e descarregados para as vossas pen neste endereço (clica aqui).

Nos computadores da Biblioteca também podem encontrar uma pasta no Ambiente de Trabalho com estes mesmos contos e outras novidades sobre este grande concurso.

16.10.08

Sugestões de Actividades

Biblioteca de Alexandria (recriação)
No mês em que se comemoram as bibliotecas escolares, a Garcia Domingues propõe a toda a comunidade educativa algumas sugestões de actividades.


- Que tal procurares saber o significado (o étimo) da palavra Biblioteca e, aproveitares para investigar um pouco sobre uma famosa biblioteca do passado que teve um trágico destino (Biblioteca de Alexandria)?

- Ou então, num pequeno texto, responde à seguinte questão: "Como a Leitura influenciou a minha vida".

- Ou ainda, porque não fazes um pequeno texto ou frase sobre um livro que tenhas lido e requisitado na nossa biblioteca? Até podes escrever esse texto ou frase na nossa zona de comentários do blogue, desde que te identifiques. Ou então entregá-lo na Biblioteca até 15 de Novembro.

Quem sabe não terás tu um talento adormecido para a escrita??!

13.10.08

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


“(…) A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento
(…).

Manifesto da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, aprovado pela UNESCO em 1999

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é Outubro, e o Dia que em Portugal foi escolhido para comemorar a Biblioteca Escolar é o próximo 27 de Outubro.
ACARINHA A TUA BIBLIOTECA.

USA-A FREQUENTEMENTE!

10.10.08

Só ganha quem participa!


A propósito das comemoração do Dia Internacional da Alimentação (próximo dia 16 de Outubro), e tendo como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável, a equipa da Biblioteca Escolar, com a colaboração da coordenadora do Projecto Educação para a Saúde, desafiam todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos a participar neste desafio, "Pela tua saúde"!

Como o poderás fazer?

- Escreve, numa folha A4, uma frase ou uma quadra sobre alimentação saudável;
- ilustra o texto e identifica-o (nome, número e turma);
- entrega o trabalho na Biblioteca Escolar, até 30 de Outubro.

Os três melhores trabalhos serão premiados!

Vá, ao trabalho! Só ganha quem participa!

3.10.08

Semana dos Média na EB1 nº1 de Silves









Decorreu no passado mês de Setembro a Semana dedicada aos Média na Escola Básica do 1º ciclo de Silves.

É a esse evento que reportam estas imagens.

25.9.08

Projecto aLer+


aLER+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambiente integral de leitura.
O projecto será lançado em 33 escolas, em todo o país, durante o ano lectivo de 2008/09.
O Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues de Silves apresentou um projecto a aplicar ao Pré-Escolar, que mereceu aprovação. Por decisão interna do Agrupamento, será porém alargado a todas as salas do Jardim-de-infância.

20.6.08

Vencedores do Concurso "Caça ao Livro que perdeu a frase"


Foram vencedores deste concurso de "Caça ao Livro que perdeu a frase" os seguintes alunos:



  • Rúben Lima - 5ºB

  • José Júnior - 6ºA

  • João Miguel - 6ºA

e, ainda, no 3º ciclo...



  • Rita Mendonça - 7ºD

  • Andreia Amador - 7ºD

  • Ana Luísa Santos - 7ºD