
Um espaço de cultura na Escola E.B.2,3 Dr. Garcia Domingues, em Silves
28.2.08
SEMANA DA LEITURA - plano de actividades

Concurso "A minha Árvore"
Conheces alguma árvore que seja especial para ti?A árvore onde brincas, onde tens um esconderijo ou de onde caíste?
Ou, simplesmente, a árvore mais alta ou a mais bonita que conheces?
Ou aquela onde namoras, aquela onde deste o teu primeiro beijo :)
Fala-nos da “tua árvore preferida” e participa neste concurso.
Um prémio especial aguarda o (a) vencedor(a)!
Data limite de entrega dos trabalhos:
21.2.08
Momento de Poesia
Tal como tínhamos anunciado, recebemos no passado dia 12 de Fevereiro a ilustre visita do poeta-músico-contador de histórias que dá pelo nome de Afonso Dias.

A simpatia e o poder de comunicação do nosso convidado contagiaram os presentes, alguns deles de início renitentes a assistir dado o tema, mas no fim houve mesmo quem se oferecesse para dizer uma poesia.

7.2.08
Plano de Actividades para 2007-2008 das Bibliotecas da EB1 nº 1 e nº 2 de Silves
Afonso Dias visita a nossa Biblioteca
No próximo dia 12 de Fevereiro pelas 13.50 h e 15.35 h iremos receber na nossa biblioteca a visita de Afonso Dias, conhecido contador de histórias e intérprete de poesia.Bem vindo Afonso Dias!
Concurso Nacional de Leitura - fase distrital
Os livros de leitura obrigatória já são conhecidos:
31.1.08
Plano de Actividades para 2007-2008 da Biblioteca Dr. Garcia Domingues
in www.filedu.com25.1.08
Grande novidade! Catálogo da Biblioteca em linha

16.1.08
"Os Pequenitos" vieram à Biblioteca
15.1.08
Vencedores do Concurso Nacional de Leitura
8.1.08
Concurso Nacional de Leitura
Tal como sucedeu em 2006/2007, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2007/2008, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases: a 1ªFase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realiza-se em Lisboa em colaboração com a RTP.
No dia 9 de Janeiro, pelas 14h, inicia-se a referida 1ª Fase no Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues (E.B. 2,3 em Silves). Foram seleccionadas para concurso três obras, das quais os alunos escolhem uma a seu gosto. As obras escolhidas foram: “À Beira do Lago dos Encantos”, de Maria Alberta Menéres; “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett e “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”, de Michel Tournier.
25.11.07
Boletim da Biblioteca Escolar da EB1 de Silves já on-line
15.11.07
A nossa Biblioteca na Imprensa Local

É fascinante pudermos entrar num quarto ou sala cheia de livros de todos os tipos e feitios, de todas as cores e de todas as línguas.
Para mim a Biblioteca é um sítio misterioso e sagrado, onde os livros são os portais para um mundo novo, onde nunca sabemos o que vamos encontrar, se iremos encontrar mistérios ou comédias, terror ou romance…
A partir do momento que pegamos num livro já estamos a imaginar o que estará lá escrito ou apenas desenhado. Quando abro um livro, sinto-me com a missão de desvendar o segredo que o livro esconde.
É o mistério, a magia, o sonho e a realidade…
É o aeroporto onde aterramos depois de acordarmos da fantasia que nos hipnotiza, é a BIBLIOTECA…
Jessica F. F. Bessa
Na Biblioteca podemos ver televisão com filmes de animação.
Na Biblioteca podemos estudar Matemática e aprender a melhorar a Gramática.
A Biblioteca da minha escola parece uma livraria e como gosto muito dela, passo lá todo o dia.
Na Biblioteca há livros sobre os antigos, por isso gosto de lá ir com os meus amigos.
Na Biblioteca existem livros do Diário da Princesa e a autora que os escreve é Inglesa.
Na Biblioteca há lápis e canetas de cor e também existem livros sobre amor.
Na Biblioteca podemos realizar trabalhos de casa para boas notas ganhar.
Na Biblioteca podemos pôr músicas para a rádio pirata e ler livros de qualquer primata.
Na Biblioteca podemos realizar os nossos sonhos a ler livros de encantar.
A Biblioteca tem livros de acção e podemos ouvir mais do que uma canção.
Catarina Branco Rodrigues
Inês Sofia Martins Nunes
Onde se pode sonhar
Não é só nos sonhos
Que se pode imaginar
Na Biblioteca há poesias
Lindas! Que não se podem esquecer
A Biblioteca é uma rima
A maior do meu saber
É um lugar lindo
Lindo de encantar
Vamos todos à Biblioteca
Para ler escrever e estudar
A Biblioteca é uma amiga
Que podemos confiar
Cada história e lenda
Tem o seu segredo para contar
Para acabar esta poesia
Um sinal feliz e alegre
Com grande simpatia
A Biblioteca é a nossa companhia.
Leonor Varanda
Marta Vilares



