6.3.08

No Agrupamento...as estórias chegam com o vento

Faixa publicitando a Semana da Leitura

Conforme noticiámos outro dia, está a decorrer na Biblioteca Dr. Garcia Domingues a Semana da Leitura. Uma das actividades - que designámos "No Agrupamento...as estórias chegam com o vento" - consiste na leitura de contos aos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo por colegas mais velhos ou professores. Foi o caso de hoje em que os professores Manuel Ramos



e Pedro Santos
leram a estória de Umberto Eco e Eugenio Cami chamada "Os Três Astronautas".

Feira do Livro

São essas imagens que reproduzimos aqui, acompanhando outras que retratam alguns trabalhos gráficos e escritos realizados durante a semana.


Painéis com trabalhos dos alunos










28.2.08

SEMANA DA LEITURA - plano de actividades


Está já disponível para consulta o Plano de Actividades da nossa Semana da Leitura que se realiza entre 3 e 7 de Março (ficará também na pasta Partilhamos).

Destacamos a articulação entre a E.B. Garcia Domingues, a Escola do 1º Ciclo nº1 de Silves e o Jardim de Infância, também de Silves.

Entre os múltiplos eventos que ocorrem nestes dias, refira-se a actividade "No Agrupamento as estórias chegam com o vento", em que alunos mais velhos e professores serão os intérpretes da leitura para os mais novos.

Concurso "A minha Árvore"

Conheces alguma árvore que seja especial para ti?


A árvore onde brincas, onde tens um esconderijo ou de onde caíste?


Ou, simplesmente, a árvore mais alta ou a mais bonita que conheces?


Ou aquela onde namoras, aquela onde deste o teu primeiro beijo :)

Fala-nos da “tua árvore preferida” e participa neste concurso.


Serão aceites participações na forma de: fotografia (em papel ou suporte digital); desenho (tamanho A4); texto (prosa ou poesia) ou maqueta/escultura.

Um prémio especial aguarda o (a) vencedor(a)!


Data limite de entrega dos trabalhos:

14 de Março ,
Devem ser entregues aos professores Pedro Santos (2ºciclo) ou Florbela Cabrita (3ºciclo)

21.2.08

Momento de Poesia


Tal como tínhamos anunciado, recebemos no passado dia 12 de Fevereiro a ilustre visita do poeta-músico-contador de histórias que dá pelo nome de Afonso Dias.

Na primeira sessão do sarau que decorreu na parte da manhã estiveram presentes três turmas do 2º ciclo. Na parte da tarde, foi a vez de três turmas do 3ºciclo assistirem ao evento.

Foram momentos agradáveis, por vezes mágicos, durante os quais Afonso Dias brincou com as palavras e com a música, fazendo uma viagem literária por alguns dos nomes mais importantes da nossa poesia: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade...

A simpatia e o poder de comunicação do nosso convidado contagiaram os presentes, alguns deles de início renitentes a assistir dado o tema, mas no fim houve mesmo quem se oferecesse para dizer uma poesia.

7.2.08

Plano de Actividades para 2007-2008 das Bibliotecas da EB1 nº 1 e nº 2 de Silves

Divulgamos hoje o Plano de Actividades 2007-2008 das Bibliotecas do 1º ciclo da cidade de Silves, isto é, da EB1 nº 1 e EB1 nº2 (Enxerim).

Afonso Dias visita a nossa Biblioteca

No próximo dia 12 de Fevereiro pelas 13.50 h e 15.35 h iremos receber na nossa biblioteca a visita de Afonso Dias, conhecido contador de histórias e intérprete de poesia.
Dependendo da vontade e do tipo de público no momento presente, assim será realizado um recital a que Afonso Dias chama "a poesia está na escola...e em toda a parte" ou outro com diferentes características a que chama "Afonso Dias e a magia essencial".


Bem vindo Afonso Dias!

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realiza-se no próximo dia 5 de Abril (sábado), às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Portimão.

Os livros de leitura obrigatória já são conhecidos:

31.1.08

Plano de Actividades para 2007-2008 da Biblioteca Dr. Garcia Domingues

in www.filedu.com

Já está em linha o Plano de Actividades da Biblioteca Escolar Dr. Garcia Domingues para o ano lectivo de 2007/08. Poderão consultá-lo a partir da ligação acima ou na caixa lateral "Partilhamos".

25.1.08

Grande novidade! Catálogo da Biblioteca em linha


É uma grande e boa novidade!

Agora já é possível consultar o catálogo da Biblioteca Dr. Garcia Domingues em qualquer lugar, desde que haja uma ligação à Internet.

Em casa, em qualquer outra escola, no estrangeiro, na sala de aula, uma rápida busca permite verificar a existência ou não do livro que procuramos, permite futuramente fazer a sua reserva, entre outras coisas.

Viva a nossa Biblioteca on-line. Veja-a aqui!

16.1.08

"Os Pequenitos" vieram à Biblioteca


Os meninos da sala 4A, da instituição "Os Amigos dos Pequeninos de Silves", deslocaram-se, no passado dia 14 de Janeiro, à escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, para visitar a Biblioteca.

A educadora Cristina Botelho, ao longo deste ano lectivo, abordou a temática do livro e das bibliotecas e neste âmbito organizou-se esta actividade. Além de uma visita guiada por toda a biblioteca, foi explicado o seu modo de funcionamento, contada uma história e criado um espaço onde os meninos puderam fazer algumas ilustrações. No final da visita estava patente a satisfação por este evento.

15.1.08

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura


Na primeira fase, a nível de escola, foram seleccionados os seguintes vencedores:
- “À Beira do Lago dos Encantos”- Hanna Popilevych, nº 12, 7º D;
- “Falar Verdade a Mentir”- Sérgio Silva, nº 23, 8º C;
- “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”- Inês Oliveira, nº8, 9º C.

8.1.08

Concurso Nacional de Leitura




Tal como sucedeu em 2006/2007, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2007/2008, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases: a 1ªFase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realiza-se em Lisboa em colaboração com a RTP.


No dia 9 de Janeiro, pelas 14h, inicia-se a referida 1ª Fase no Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues (E.B. 2,3 em Silves). Foram seleccionadas para concurso três obras, das quais os alunos escolhem uma a seu gosto. As obras escolhidas foram: “À Beira do Lago dos Encantos”, de Maria Alberta Menéres; “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett e “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”, de Michel Tournier.

25.11.07

Boletim da Biblioteca Escolar da EB1 de Silves já on-line


Aqui fica a novidade e o endereço para aceder ao Boletim de Outubro da Biblioteca Escolar da Escola do Ensino Básico nº 1 de Silves.

Pode também aceder sempre a este ou aos futuros boletins através da caixa "Partilhamos" na margem esquerda da página.

15.11.07

A nossa Biblioteca na Imprensa Local


O jornal "Voz de Silves" na sua última edição, número 405 de 5.11.2007, dedicou à nossa biblioteca duas páginas a propósito do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Mundial da Alimentação.

Além das notícias referentes aos dias assinalados, foram também publicados três pequenos textos de alunos subordinados ao tema "A Biblioteca vista por mim".

Aqui ficam também:

A Biblioteca vista por mim

É fascinante pudermos entrar num quarto ou sala cheia de livros de todos os tipos e feitios, de todas as cores e de todas as línguas.
Para mim a Biblioteca é um sítio misterioso e sagrado, onde os livros são os portais para um mundo novo, onde nunca sabemos o que vamos encontrar, se iremos encontrar mistérios ou comédias, terror ou romance…
A partir do momento que pegamos num livro já estamos a imaginar o que estará lá escrito ou apenas desenhado. Quando abro um livro, sinto-me com a missão de desvendar o segredo que o livro esconde.
É o mistério, a magia, o sonho e a realidade…
É o aeroporto onde aterramos depois de acordarmos da fantasia que nos hipnotiza, é a BIBLIOTECA…
Jessica F. F. Bessa

----------

A Biblioteca é um lugar onde podemos navegar nas Histórias de encantar, onde podemos analisar, ler e pesquisar.

Na Biblioteca podemos ver televisão com filmes de animação.

Na Biblioteca podemos estudar Matemática e aprender a melhorar a Gramática.

A Biblioteca da minha escola parece uma livraria e como gosto muito dela, passo lá todo o dia.

Na Biblioteca há livros sobre os antigos, por isso gosto de lá ir com os meus amigos.

Na Biblioteca existem livros do Diário da Princesa e a autora que os escreve é Inglesa.

Na Biblioteca há lápis e canetas de cor e também existem livros sobre amor.

Na Biblioteca podemos realizar trabalhos de casa para boas notas ganhar.

Na Biblioteca podemos pôr músicas para a rádio pirata e ler livros de qualquer primata.

Na Biblioteca podemos realizar os nossos sonhos a ler livros de encantar.

A Biblioteca tem livros de acção e podemos ouvir mais do que uma canção.
Catarina Branco Rodrigues
Inês Sofia Martins Nunes

------------

A Biblioteca é um sítio
Onde se pode sonhar
Não é só nos sonhos
Que se pode imaginar

Na Biblioteca há poesias
Lindas! Que não se podem esquecer
A Biblioteca é uma rima
A maior do meu saber

É um lugar lindo
Lindo de encantar
Vamos todos à Biblioteca
Para ler escrever e estudar

A Biblioteca é uma amiga
Que podemos confiar
Cada história e lenda
Tem o seu segredo para contar

Para acabar esta poesia
Um sinal feliz e alegre
Com grande simpatia
A Biblioteca é a nossa companhia.
Leonor Varanda
Marta Vilares

-------

Terminamos, agradecendo a gentileza do jornal local e desejando rápidas melhores ao seu Director, Arthur Ligne.