10.4.08

2º Concurso Literário Infanto-Juvenil do Algarve: vencedores


Sob o título "Saúde em Palavras" realizou-se o 2º Concurso Literário Infanto-Juvenil do Algarve.


Publicamos agora o nome dos vencedores:


Na primeira fase, a nível de escola, os vencedores foram os seguintes alunos:
- 2º Ciclo - primeiro prémio, Victoria Ursu; nº 22, 5º C;
- 3º Ciclo - primeiro prémio, Carlos Pedro dos Santos Vieira, nº 7, 7º D.


Na fase concelhia, os vencedores foram os seguintes alunos:
- 1º Ciclo - primeiro prémio, Adriana Lourenço Martins, EB 2 de Silves;
- segundo prémio, Ana Catarina Martins Correia, EB1 de Silves;
- terceiro prémio, Nuno Miguel Santos Cabrita, EB1 de Silves.

- 2º Ciclo - primeiro prémio, Victoria Ursu; nº 22, 5º C;
- segundo prémio, João Pedro Estiveira Campos Silva, nº 16, 6º E.

- 3º Ciclo - primeiro prémio, Patrícia Alexandra Assis Simões, EB 2,3 Algoz;
- segundo prémio, Carlos Pedro dos Santos Vieira, nº 7, 7º D.

Actividades dos meses de Abril e Maio (EB2,3 Dr. Garcia Domingues)


Vimos comunicar que em Abril e Maio vamos realizar várias actividades.

Passamos a enumerá-las:


Actividade 1: “Caça ao Livro que perdeu a frase
Regulamento

A “Caça ao Livro que perdeu a frase” é um concurso destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos.
Todos os meses serão afixados dois excertos de duas obras no painel Bibliomania.
Os alunos terão que descobrir o autor, o livro e página em que se encontram os excertos.
Para tal, escrevam a resposta numa folha de papel juntamente com o nome, o número e turma.
A folha é colocada na caixa de respostas que está na biblioteca.
Cada aluno só pode concorrer uma vez por mês.
O nome dos vencedores será afixado mensalmente.
No final do ano lectivo, serão atribuídos prémios aos alunos que apresentarem mais respostas correctas.

Nota: Para cada área temática foi atribuída uma cor e um número conforme a Tabela de Classificação Decimal Universal (ver “flor” que se encontra na parte lateral das estantes). Assim, todas as estantes estão identificadas, de acordo com essa classificação.


Actividade 2: Leitura e interpretação da frase “O livro ensina a pensar, o pensamento conduz-nos à liberdade”. Na sequência da interpretação da frase, os alunos, individualmente ou em grupo, deverão construir uma frase/pensamento que será escrita no placard
“Espaço de opinião”. Poderão, ainda expressar a sua opinião através de um desenho/pintura.


Actividade 3: Multiculturalismo/diálogo intercultural.
A diferença enriquece a vida cultural.

Os alunos estrangeiros deverão recolher, em casa ou na escola, elementos característicos dos países de origem (receitas, contos, tradições, etc.). No início de Maio, os trabalhos entregues serão expostos na Biblioteca.

6.3.08

No Agrupamento...as estórias chegam com o vento

Faixa publicitando a Semana da Leitura

Conforme noticiámos outro dia, está a decorrer na Biblioteca Dr. Garcia Domingues a Semana da Leitura. Uma das actividades - que designámos "No Agrupamento...as estórias chegam com o vento" - consiste na leitura de contos aos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo por colegas mais velhos ou professores. Foi o caso de hoje em que os professores Manuel Ramos



e Pedro Santos
leram a estória de Umberto Eco e Eugenio Cami chamada "Os Três Astronautas".

Feira do Livro

São essas imagens que reproduzimos aqui, acompanhando outras que retratam alguns trabalhos gráficos e escritos realizados durante a semana.


Painéis com trabalhos dos alunos










28.2.08

SEMANA DA LEITURA - plano de actividades


Está já disponível para consulta o Plano de Actividades da nossa Semana da Leitura que se realiza entre 3 e 7 de Março (ficará também na pasta Partilhamos).

Destacamos a articulação entre a E.B. Garcia Domingues, a Escola do 1º Ciclo nº1 de Silves e o Jardim de Infância, também de Silves.

Entre os múltiplos eventos que ocorrem nestes dias, refira-se a actividade "No Agrupamento as estórias chegam com o vento", em que alunos mais velhos e professores serão os intérpretes da leitura para os mais novos.

Concurso "A minha Árvore"

Conheces alguma árvore que seja especial para ti?


A árvore onde brincas, onde tens um esconderijo ou de onde caíste?


Ou, simplesmente, a árvore mais alta ou a mais bonita que conheces?


Ou aquela onde namoras, aquela onde deste o teu primeiro beijo :)

Fala-nos da “tua árvore preferida” e participa neste concurso.


Serão aceites participações na forma de: fotografia (em papel ou suporte digital); desenho (tamanho A4); texto (prosa ou poesia) ou maqueta/escultura.

Um prémio especial aguarda o (a) vencedor(a)!


Data limite de entrega dos trabalhos:

14 de Março ,
Devem ser entregues aos professores Pedro Santos (2ºciclo) ou Florbela Cabrita (3ºciclo)

21.2.08

Momento de Poesia


Tal como tínhamos anunciado, recebemos no passado dia 12 de Fevereiro a ilustre visita do poeta-músico-contador de histórias que dá pelo nome de Afonso Dias.

Na primeira sessão do sarau que decorreu na parte da manhã estiveram presentes três turmas do 2º ciclo. Na parte da tarde, foi a vez de três turmas do 3ºciclo assistirem ao evento.

Foram momentos agradáveis, por vezes mágicos, durante os quais Afonso Dias brincou com as palavras e com a música, fazendo uma viagem literária por alguns dos nomes mais importantes da nossa poesia: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade...

A simpatia e o poder de comunicação do nosso convidado contagiaram os presentes, alguns deles de início renitentes a assistir dado o tema, mas no fim houve mesmo quem se oferecesse para dizer uma poesia.

7.2.08

Plano de Actividades para 2007-2008 das Bibliotecas da EB1 nº 1 e nº 2 de Silves

Divulgamos hoje o Plano de Actividades 2007-2008 das Bibliotecas do 1º ciclo da cidade de Silves, isto é, da EB1 nº 1 e EB1 nº2 (Enxerim).

Afonso Dias visita a nossa Biblioteca

No próximo dia 12 de Fevereiro pelas 13.50 h e 15.35 h iremos receber na nossa biblioteca a visita de Afonso Dias, conhecido contador de histórias e intérprete de poesia.
Dependendo da vontade e do tipo de público no momento presente, assim será realizado um recital a que Afonso Dias chama "a poesia está na escola...e em toda a parte" ou outro com diferentes características a que chama "Afonso Dias e a magia essencial".


Bem vindo Afonso Dias!

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realiza-se no próximo dia 5 de Abril (sábado), às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Portimão.

Os livros de leitura obrigatória já são conhecidos:

31.1.08

Plano de Actividades para 2007-2008 da Biblioteca Dr. Garcia Domingues

in www.filedu.com

Já está em linha o Plano de Actividades da Biblioteca Escolar Dr. Garcia Domingues para o ano lectivo de 2007/08. Poderão consultá-lo a partir da ligação acima ou na caixa lateral "Partilhamos".

25.1.08

Grande novidade! Catálogo da Biblioteca em linha


É uma grande e boa novidade!

Agora já é possível consultar o catálogo da Biblioteca Dr. Garcia Domingues em qualquer lugar, desde que haja uma ligação à Internet.

Em casa, em qualquer outra escola, no estrangeiro, na sala de aula, uma rápida busca permite verificar a existência ou não do livro que procuramos, permite futuramente fazer a sua reserva, entre outras coisas.

Viva a nossa Biblioteca on-line. Veja-a aqui!

16.1.08

"Os Pequenitos" vieram à Biblioteca


Os meninos da sala 4A, da instituição "Os Amigos dos Pequeninos de Silves", deslocaram-se, no passado dia 14 de Janeiro, à escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, para visitar a Biblioteca.

A educadora Cristina Botelho, ao longo deste ano lectivo, abordou a temática do livro e das bibliotecas e neste âmbito organizou-se esta actividade. Além de uma visita guiada por toda a biblioteca, foi explicado o seu modo de funcionamento, contada uma história e criado um espaço onde os meninos puderam fazer algumas ilustrações. No final da visita estava patente a satisfação por este evento.

15.1.08

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura


Na primeira fase, a nível de escola, foram seleccionados os seguintes vencedores:
- “À Beira do Lago dos Encantos”- Hanna Popilevych, nº 12, 7º D;
- “Falar Verdade a Mentir”- Sérgio Silva, nº 23, 8º C;
- “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”- Inês Oliveira, nº8, 9º C.

8.1.08

Concurso Nacional de Leitura




Tal como sucedeu em 2006/2007, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2007/2008, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases: a 1ªFase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realiza-se em Lisboa em colaboração com a RTP.


No dia 9 de Janeiro, pelas 14h, inicia-se a referida 1ª Fase no Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues (E.B. 2,3 em Silves). Foram seleccionadas para concurso três obras, das quais os alunos escolhem uma a seu gosto. As obras escolhidas foram: “À Beira do Lago dos Encantos”, de Maria Alberta Menéres; “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett e “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”, de Michel Tournier.