29.5.08

Um guião para realizar um trabalho disciplinar

O Guião de pesquisa de informação que já alguns conhecem e utilizam para fazer os seus trabalhos escolares (quem já o usou não quer outra coisa e faz trabalhos fabulosos!) fica agora aqui em formato livro.
Experimentem consultá-lo desta forma!

Recursos Electrónicos I - uma CDU para a Net


Divulgamos hoje uma óptima página pertencente à Biblioteca/Centro de Recursos Padre Alberto Neto de Rio de Mouro onde podemos encontrar uma tabela CDU (Classificação Decimal Universal) para recursos electrónicos existentes na Internet. Se estás a fazer uma pesquisa para um trabalho, esta é uma página que deves visitar pois agrupa os recursos por temas, afinal o que faz a CDU.

27.5.08

Joga, exercita, experimenta e aprende


Vocês já conhecem as ligações propostas na página do nosso Agrupamento?

Não! Então nem sabem o que perdem!

Há jogos didácticos divertidos, há propostas de páginas sobre temas variados, há testes e exercícios de consolidação dos conhecimentos.

Eu, se fosse vocês, já lá estava!!...

Ora vejam em http://www.garciadomingues.edu.pt/deplingest.html para a disciplina de Inglês.


Divirtam-se aprendendo!

15.5.08

Inauguração do novo espaço de leitura no Jardim de Infância de Silves nº1

Um Poema...

De Ilhas e Livros...

Livros
abertos
ficam brincando nas
Ilhas,
rodeados de calor...
Irmãos -
naturais ou não -
gostam tanto de livros!
Mais e mais,
só um não chega!

Labirintos e Ilhas,
pássaros voando,
rodeados de calor...
Outro e outro,
faz-nos pensar...
E amar.

Rute dos Reis, 5ºB

À Biblioteca Municipal de Silves


(Foto de Elisabete Rodrigues, Jornal Barlavento)


O Sol abençoa a tarde, nesta cidade ao sul e os arautos caminham a passos lentos, calculados e treinados pelas ruas da cidade. O povo olha-os com a estranheza de quem não está à espera de um espectáculos tão pouco vulgar. Entre os comentários de agrado e indiferenças o grupo continua a anunciar:

- Eis a obra acabada, qual pássaro ansioso por experimentar o seu primeiro voo.
- Daqui do alto, saúdo todos os poetas, todos os que sonham poder voar e declaro aberta a porta das espreitadelas do conhecimento.


Os convidados dobram a porta e iniciam as suas espreitadelas. A sala ficou cheia de gente e os discursos ouvem-se e soam a um sonho concretizado.


Bem hajam, todas as mãos que corporizaram um desejo antigo e sempre renovado da humanidade. Esta nova biblioteca, representa um novo tempo, o da cultura da oportunidade, da democracia. Democracia no acesso a meios e a recursos concentrados num espaço colectivo, livre, aberto ao tempo e no tempo em que vivemos.

(Foto de Paulo Izidoro)

Uma biblioteca é uma das mais belas formas de experimentar a democracia. Tanta ideia, tanta ciência, tanta diferença, tanta escrita, tanta arte num só espaço intemporal. Para quê? Para quem? Para o viajante deste século conversar com o passado da humanidade, consigo próprio, com o outro, debater e flexionar-se em pensamentos reais e absurdos, incorporando o que lhe traz sossego à alma.



A biblioteca é um espaço para além do espaço, é a porta sempre aberta, à espera daquele que quer espreitar, sem julgamento, ou imposição. A biblioteca é a casa onde moram todos os homens deste mundo é o sítio onde mais se sente o contraditório das verdades.



A biblioteca é uma dádiva de homens para outros homens. Que todos saibamos recebê-la, apreciá-la e desfrutá-la.

Madalena Santos
A professora coordenadora da biblioteca escolar do 1º ciclo

8.5.08

Dois poemas






Hora do mar




..

Hora do mar,
Hora de tudo
Amar, cantar
Tudo quero fazer,
Na hora do Mar.

Que queres tu?
Beber?
Fazer asneiras?
Nem te metas nisso amigo!

A hora do mar,
É para aproveitar…




Sonhar

Vamos navegar
Para aprender a sonhar.
Vamos sonhar
Para aprender a cantar.

Sonho no meio de um mundo
Onde as pessoas estão perdidas,
Mas, onde lá bem no fundo,
Elas são encontradas.



Rita Mendonça, nº19, 7ºD
Andreia Amador, nº4, 7ºD












24.4.08

Inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Silves


Foi ontem, dia 23, Dia Internacional do Livro, inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Silves, localizada junto ao Largo/Jardim Al-Mutamide.

Edifício moderno e bem iluminado, alberga nas suas três salas de leitura (Sala Maria Keil, Sala Lobo Antunes e Sala Garcia Domingues) cerca de 40 000 documentos, entre livros, jornais, revistas, CD e DVD.

Este novo edíficio, que contou com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Cultura através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, possui ainda um bar/esplanada, um pequeno espaço infantil, um auditório e uma zona técnica de acesso reservado.

Um aspecto interessante é o facto de conservar no seu interior, num piso subterrâneo, importantes vestígios da muralha mourisca do Arrabalde que serão musealizados.

Horário de Inverno
3ª a 6ª feira – 10.00h – 19.30h 2ª e Sábado – 14.30h – 19.30h
Encerramento: Domingos e Feriados

Horário de Verão (15 Julho a 15 de Setembro)
2ª a 6ª feira – 10.00h – 19.30h
Encerramento: Sábados, Domingos e Feriados
Aproveitemo-la!

Viva a nova Biblioteca!

O Teatro veio à Escola


No dia 22 de Abril o grupo de teatro "Te-Atrito" apresentou na nossa escola o espectáculo "Histórias para crianças mal comportadas", baseado em textos de Jacques Prévert.

O espectáculo teve a duração de trinta minutos, seguindo-se uma conversa com os alunos sobre as questões abordadas: autoridade, a liberdade, a fome, a desigualdade social e os direitos dos homens e dos animais.
Mais informações sobre este grupo em http://www.te-atrito.blogspot.com/

10.4.08

Actividade do mês de Abril na EB1 de Silves


No dia 2 de Abril a Escola do Ensino Básico nº 1 de Silves comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil cujo programa podem consultar aqui.

2º Concurso Literário Infanto-Juvenil do Algarve: vencedores


Sob o título "Saúde em Palavras" realizou-se o 2º Concurso Literário Infanto-Juvenil do Algarve.


Publicamos agora o nome dos vencedores:


Na primeira fase, a nível de escola, os vencedores foram os seguintes alunos:
- 2º Ciclo - primeiro prémio, Victoria Ursu; nº 22, 5º C;
- 3º Ciclo - primeiro prémio, Carlos Pedro dos Santos Vieira, nº 7, 7º D.


Na fase concelhia, os vencedores foram os seguintes alunos:
- 1º Ciclo - primeiro prémio, Adriana Lourenço Martins, EB 2 de Silves;
- segundo prémio, Ana Catarina Martins Correia, EB1 de Silves;
- terceiro prémio, Nuno Miguel Santos Cabrita, EB1 de Silves.

- 2º Ciclo - primeiro prémio, Victoria Ursu; nº 22, 5º C;
- segundo prémio, João Pedro Estiveira Campos Silva, nº 16, 6º E.

- 3º Ciclo - primeiro prémio, Patrícia Alexandra Assis Simões, EB 2,3 Algoz;
- segundo prémio, Carlos Pedro dos Santos Vieira, nº 7, 7º D.

Actividades dos meses de Abril e Maio (EB2,3 Dr. Garcia Domingues)


Vimos comunicar que em Abril e Maio vamos realizar várias actividades.

Passamos a enumerá-las:


Actividade 1: “Caça ao Livro que perdeu a frase
Regulamento

A “Caça ao Livro que perdeu a frase” é um concurso destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos.
Todos os meses serão afixados dois excertos de duas obras no painel Bibliomania.
Os alunos terão que descobrir o autor, o livro e página em que se encontram os excertos.
Para tal, escrevam a resposta numa folha de papel juntamente com o nome, o número e turma.
A folha é colocada na caixa de respostas que está na biblioteca.
Cada aluno só pode concorrer uma vez por mês.
O nome dos vencedores será afixado mensalmente.
No final do ano lectivo, serão atribuídos prémios aos alunos que apresentarem mais respostas correctas.

Nota: Para cada área temática foi atribuída uma cor e um número conforme a Tabela de Classificação Decimal Universal (ver “flor” que se encontra na parte lateral das estantes). Assim, todas as estantes estão identificadas, de acordo com essa classificação.


Actividade 2: Leitura e interpretação da frase “O livro ensina a pensar, o pensamento conduz-nos à liberdade”. Na sequência da interpretação da frase, os alunos, individualmente ou em grupo, deverão construir uma frase/pensamento que será escrita no placard
“Espaço de opinião”. Poderão, ainda expressar a sua opinião através de um desenho/pintura.


Actividade 3: Multiculturalismo/diálogo intercultural.
A diferença enriquece a vida cultural.

Os alunos estrangeiros deverão recolher, em casa ou na escola, elementos característicos dos países de origem (receitas, contos, tradições, etc.). No início de Maio, os trabalhos entregues serão expostos na Biblioteca.

6.3.08

No Agrupamento...as estórias chegam com o vento

Faixa publicitando a Semana da Leitura

Conforme noticiámos outro dia, está a decorrer na Biblioteca Dr. Garcia Domingues a Semana da Leitura. Uma das actividades - que designámos "No Agrupamento...as estórias chegam com o vento" - consiste na leitura de contos aos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo por colegas mais velhos ou professores. Foi o caso de hoje em que os professores Manuel Ramos



e Pedro Santos
leram a estória de Umberto Eco e Eugenio Cami chamada "Os Três Astronautas".

Feira do Livro

São essas imagens que reproduzimos aqui, acompanhando outras que retratam alguns trabalhos gráficos e escritos realizados durante a semana.


Painéis com trabalhos dos alunos










28.2.08

SEMANA DA LEITURA - plano de actividades


Está já disponível para consulta o Plano de Actividades da nossa Semana da Leitura que se realiza entre 3 e 7 de Março (ficará também na pasta Partilhamos).

Destacamos a articulação entre a E.B. Garcia Domingues, a Escola do 1º Ciclo nº1 de Silves e o Jardim de Infância, também de Silves.

Entre os múltiplos eventos que ocorrem nestes dias, refira-se a actividade "No Agrupamento as estórias chegam com o vento", em que alunos mais velhos e professores serão os intérpretes da leitura para os mais novos.

Concurso "A minha Árvore"

Conheces alguma árvore que seja especial para ti?


A árvore onde brincas, onde tens um esconderijo ou de onde caíste?


Ou, simplesmente, a árvore mais alta ou a mais bonita que conheces?


Ou aquela onde namoras, aquela onde deste o teu primeiro beijo :)

Fala-nos da “tua árvore preferida” e participa neste concurso.


Serão aceites participações na forma de: fotografia (em papel ou suporte digital); desenho (tamanho A4); texto (prosa ou poesia) ou maqueta/escultura.

Um prémio especial aguarda o (a) vencedor(a)!


Data limite de entrega dos trabalhos:

14 de Março ,
Devem ser entregues aos professores Pedro Santos (2ºciclo) ou Florbela Cabrita (3ºciclo)