
Um espaço de cultura na Escola E.B.2,3 Dr. Garcia Domingues, em Silves
16.10.08
Sugestões de Actividades

13.10.08
Mês Internacional da Biblioteca Escolar
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento (…).
Manifesto da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, aprovado pela UNESCO em 1999
O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é Outubro, e o Dia que em Portugal foi escolhido para comemorar a Biblioteca Escolar é o próximo 27 de Outubro.
ACARINHA A TUA BIBLIOTECA.
10.10.08
Só ganha quem participa!
- ilustra o texto e identifica-o (nome, número e turma);
- entrega o trabalho na Biblioteca Escolar, até 30 de Outubro.
25.9.08
Projecto aLer+

O projecto será lançado em 33 escolas, em todo o país, durante o ano lectivo de 2008/09.
Novo ano, nova vida!
20.6.08
Vencedores do Concurso "Caça ao Livro que perdeu a frase"
5.6.08
Uma aula diferente....inspirada pela nossa biblioteca
Olá, leitores! Nós chamamo-nos Raquel Sequeira e Inês Campos. Somos alunas do 5º ano e resolvemos contribuir para o Jornal (agora também o blogue) com uma história que escrevemos na aula de Língua Portuguesa.A professora pediu-nos para escolhermos um objecto do pátio da escola. Escolhemos uma flor amarela! Depois fomos ao refeitório e pediu-nos para fixarmos o nosso olhar em algo. Olhámos, então, para um cartaz onde se lia «Alimentação saudável» e escrevemos isso num papel. Em seguida, pediu-nos para escolhermos uma imagem de um livro de pintura. A nossa preferida chamava-se «Noite de Verão», do pintor norueguês Edvard Munch. De repente, fechámos os olhos na aula e foi-nos pedido que pensassemos rapidamente numa pessoa da escola e à nossa memória veio logo a figura da D.Cristina, auxiliar na biblioteca! Misteriosamente, a professora escreveu, então, duas palavras no quadro - «segredo» e «água» - e pediu-nos para, em silêncio, juntarmos isso à nossa folha de papel... Finalmente, com um marcador azul, escreveu no quadro «Uma aventura na escola de Silves» e, para nosso espanto, disse-nos que agora teríamos de escrever uma história com todos estes elementos. Fizémos isso ao som de Chopin, um génio da música clássica que nasceu na Polónia, no ano de 1810.
Ora, foi este o resultado! Leiam lá ...
Um dia, fomos à biblioteca procurar um livro sobre «Alimentação Saudável». Comecámos a lê-lo mas não percebíamos nada, porque estava escrito numa língua muito estranha... Então, fechámos os olhos... e quando os abrimos estavamos no Mundo dos Livros! Sentimos então uma enorme vontade e curiosidade de entrar em todos os livros! Encontrámos um que nos chamou a atenção mais do que os outros. Tinha uma grande capa azul, com muitos golfinhos cor-de-rosa, e o seu título era «O Segredo do Mar». Entrámos.
Fomos parar a uma escola enorme onde havia uma fonte com água e mini-
-golfinhos cor-de-rosa a nadar à superfície! Entrámos lá dentro dando um valente mergulho! Quando viemos ao cimo da água, apercebemo-nos que estavamos numa praia. E que praia...! O mar era feito de sumo de morango e a areia de algodão-doce!
Logo, avidamente, lançámos a mão à areia e provámos. Humm, era como se estivéssemos no céu...
De repente, vimos uma senhora sentada em cima de rochas, com um vestido branco e reluzente. Estava a pensar, talvez triste. Parecia mesmo o quadro que tinhamos visto lá na escola chamado «Noite de Verão», pintado por Munch... Andámos um bocado, sem saber muito bem por onde ir, e encontrámos um campo cheio de flores. Apanhámos uma, amarela, com um perfume deslumbrante e mágico: dava cheirinho às cores!! Assim, o vermelho cheirava a jasmim! O azul a uma manhã de Primavera! O laranja parecia viajar connosco até às férias de Verão...!
Recomecámos a andar. E entrámos numa floresta muito escura. Subitamente, ouvimos uma linda melodia. Encostámos o ouvido ao tronco de uma árvore e deixámo-
-nos adormecer...
Quando voltámos a abrir os olhos estávamos de novo na biblioteca, mas com a flor amarela na mão! Fomos entregá-la à D. Cristina e agradecemos-lhe por nos ter sugerido um livro maravilhoso.
A D. Cristina sorriu e, cúmplice, piscou-nos o olho ...
29.5.08
Um guião para realizar um trabalho disciplinar
Experimentem consultá-lo desta forma!
Recursos Electrónicos I - uma CDU para a Net
27.5.08
Joga, exercita, experimenta e aprende
15.5.08
Um Poema...
Livros
abertos
ficam brincando nas
Ilhas,
rodeados de calor...
Irmãos -
naturais ou não -
gostam tanto de livros!
Mais e mais,
só um não chega!
Labirintos e Ilhas,
pássaros voando,
rodeados de calor...
Outro e outro,
faz-nos pensar...
E amar.
Rute dos Reis, 5ºB
À Biblioteca Municipal de Silves
- Daqui do alto, saúdo todos os poetas, todos os que sonham poder voar e declaro aberta a porta das espreitadelas do conhecimento.
(Foto de Paulo Izidoro)
Uma biblioteca é uma das mais belas formas de experimentar a democracia. Tanta ideia, tanta ciência, tanta diferença, tanta escrita, tanta arte num só espaço intemporal. Para quê? Para quem? Para o viajante deste século conversar com o passado da humanidade, consigo próprio, com o outro, debater e flexionar-se em pensamentos reais e absurdos, incorporando o que lhe traz sossego à alma.
A biblioteca é um espaço para além do espaço, é a porta sempre aberta, à espera daquele que quer espreitar, sem julgamento, ou imposição. A biblioteca é a casa onde moram todos os homens deste mundo é o sítio onde mais se sente o contraditório das verdades.
A biblioteca é uma dádiva de homens para outros homens. Que todos saibamos recebê-la, apreciá-la e desfrutá-la.
Madalena Santos
A professora coordenadora da biblioteca escolar do 1º ciclo
8.5.08
Dois poemas
Hora do mar
..
Hora do mar,
Hora de tudo
Amar, cantar
Tudo quero fazer,
Na hora do Mar.
Que queres tu?
Beber?
Fazer asneiras?
Nem te metas nisso amigo!
A hora do mar,
É para aproveitar…

Sonhar
Vamos navegar
Para aprender a sonhar.
Vamos sonhar
Para aprender a cantar.
Sonho no meio de um mundo
Onde as pessoas estão perdidas,
Mas, onde lá bem no fundo,
Elas são encontradas.
Rita Mendonça, nº19, 7ºD
Andreia Amador, nº4, 7ºD







