16.10.08

Sugestões de Actividades

Biblioteca de Alexandria (recriação)
No mês em que se comemoram as bibliotecas escolares, a Garcia Domingues propõe a toda a comunidade educativa algumas sugestões de actividades.


- Que tal procurares saber o significado (o étimo) da palavra Biblioteca e, aproveitares para investigar um pouco sobre uma famosa biblioteca do passado que teve um trágico destino (Biblioteca de Alexandria)?

- Ou então, num pequeno texto, responde à seguinte questão: "Como a Leitura influenciou a minha vida".

- Ou ainda, porque não fazes um pequeno texto ou frase sobre um livro que tenhas lido e requisitado na nossa biblioteca? Até podes escrever esse texto ou frase na nossa zona de comentários do blogue, desde que te identifiques. Ou então entregá-lo na Biblioteca até 15 de Novembro.

Quem sabe não terás tu um talento adormecido para a escrita??!

13.10.08

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


“(…) A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento
(…).

Manifesto da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, aprovado pela UNESCO em 1999

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é Outubro, e o Dia que em Portugal foi escolhido para comemorar a Biblioteca Escolar é o próximo 27 de Outubro.
ACARINHA A TUA BIBLIOTECA.

USA-A FREQUENTEMENTE!

10.10.08

Só ganha quem participa!


A propósito das comemoração do Dia Internacional da Alimentação (próximo dia 16 de Outubro), e tendo como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável, a equipa da Biblioteca Escolar, com a colaboração da coordenadora do Projecto Educação para a Saúde, desafiam todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos a participar neste desafio, "Pela tua saúde"!

Como o poderás fazer?

- Escreve, numa folha A4, uma frase ou uma quadra sobre alimentação saudável;
- ilustra o texto e identifica-o (nome, número e turma);
- entrega o trabalho na Biblioteca Escolar, até 30 de Outubro.

Os três melhores trabalhos serão premiados!

Vá, ao trabalho! Só ganha quem participa!

3.10.08

Semana dos Média na EB1 nº1 de Silves









Decorreu no passado mês de Setembro a Semana dedicada aos Média na Escola Básica do 1º ciclo de Silves.

É a esse evento que reportam estas imagens.

25.9.08

Projecto aLer+


aLER+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambiente integral de leitura.
O projecto será lançado em 33 escolas, em todo o país, durante o ano lectivo de 2008/09.
O Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues de Silves apresentou um projecto a aplicar ao Pré-Escolar, que mereceu aprovação. Por decisão interna do Agrupamento, será porém alargado a todas as salas do Jardim-de-infância.

Novo ano, nova vida!

No início de mais um ano lectivo, queremos desejar aos nossos leitores um bom ano de trabalho, com muitas leituras.
Como é seu hábito, a nossa biblioteca abre o ano com novo Plano de Actividades e muitos projectos: Projecto aLer (ler próximo artigo), Projecto Saber como Aprender, Projecto Ler para Aprender e Projecto Crescer Informado.
A grande vontade da equipa da Biblioteca Escolar Dr. Garcia Domingues é procurar estreitar os laços com os professores e alunos deste Agrupamento, contribuindo para melhorar a forma como pesquisam e trabalham a informação, designadamente no que se refere à utilização de novas tecnologias. Se quiser aceder à nossa pasta de Projectos pode ainda fazê-lo aqui ou na caixa Partilhamos (à esquerda).

20.6.08

Vencedores do Concurso "Caça ao Livro que perdeu a frase"


Foram vencedores deste concurso de "Caça ao Livro que perdeu a frase" os seguintes alunos:



  • Rúben Lima - 5ºB

  • José Júnior - 6ºA

  • João Miguel - 6ºA

e, ainda, no 3º ciclo...



  • Rita Mendonça - 7ºD

  • Andreia Amador - 7ºD

  • Ana Luísa Santos - 7ºD

5.6.08

Uma aula diferente....inspirada pela nossa biblioteca

Olá, leitores! Nós chamamo-nos Raquel Sequeira e Inês Campos. Somos alunas do 5º ano e resolvemos contribuir para o Jornal (agora também o blogue) com uma história que escrevemos na aula de Língua Portuguesa.
A professora pediu-nos para escolhermos um objecto do pátio da escola. Escolhemos uma flor amarela! Depois fomos ao refeitório e pediu-nos para fixarmos o nosso olhar em algo. Olhámos, então, para um cartaz onde se lia «Alimentação saudável» e escrevemos isso num papel. Em seguida, pediu-nos para escolhermos uma imagem de um livro de pintura. A nossa preferida chamava-se «Noite de Verão», do pintor norueguês Edvard Munch. De repente, fechámos os olhos na aula e foi-nos pedido que pensassemos rapidamente numa pessoa da escola e à nossa memória veio logo a figura da D.Cristina, auxiliar na biblioteca! Misteriosamente, a professora escreveu, então, duas palavras no quadro - «segredo» e «água» - e pediu-nos para, em silêncio, juntarmos isso à nossa folha de papel... Finalmente, com um marcador azul, escreveu no quadro «Uma aventura na escola de Silves» e, para nosso espanto, disse-nos que agora teríamos de escrever uma história com todos estes elementos. Fizémos isso ao som de Chopin, um génio da música clássica que nasceu na Polónia, no ano de 1810.
Ora, foi este o resultado! Leiam lá ...



Era uma vez uma bibliotecária chamada Cristina, D. Cristina. Trabalhava na escola Dr. Garcia Domingues, a nossa, na terra algarvia de Silves.
Um dia, fomos à biblioteca procurar um livro sobre «Alimentação Saudável». Comecámos a lê-lo mas não percebíamos nada, porque estava escrito numa língua muito estranha... Então, fechámos os olhos... e quando os abrimos estavamos no Mundo dos Livros! Sentimos então uma enorme vontade e curiosidade de entrar em todos os livros! Encontrámos um que nos chamou a atenção mais do que os outros. Tinha uma grande capa azul, com muitos golfinhos cor-de-rosa, e o seu título era «O Segredo do Mar». Entrámos.
Fomos parar a uma escola enorme onde havia uma fonte com água e mini-
-golfinhos cor-de-rosa a nadar à superfície! Entrámos lá dentro dando um valente mergulho! Quando viemos ao cimo da água, apercebemo-nos que estavamos numa praia. E que praia...! O mar era feito de sumo de morango e a areia de algodão-doce!

Logo, avidamente, lançámos a mão à areia e provámos. Humm, era como se estivéssemos no céu...
De repente, vimos uma senhora sentada em cima de rochas, com um vestido branco e reluzente. Estava a pensar, talvez triste. Parecia mesmo o quadro que tinhamos visto lá na escola chamado «Noite de Verão», pintado por Munch... Andámos um bocado, sem saber muito bem por onde ir, e encontrámos um campo cheio de flores. Apanhámos uma, amarela, com um perfume deslumbrante e mágico: dava cheirinho às cores!! Assim, o vermelho cheirava a jasmim! O azul a uma manhã de Primavera! O laranja parecia viajar connosco até às férias de Verão...!
Recomecámos a andar. E entrámos numa floresta muito escura. Subitamente, ouvimos uma linda melodia. Encostámos o ouvido ao tronco de uma árvore e deixámo-
-nos adormecer...
Quando voltámos a abrir os olhos estávamos de novo na biblioteca, mas com a flor amarela na mão! Fomos entregá-la à D. Cristina e agradecemos-lhe por nos ter sugerido um livro maravilhoso.
A D. Cristina sorriu e, cúmplice, piscou-nos o olho ...

29.5.08

Um guião para realizar um trabalho disciplinar

O Guião de pesquisa de informação que já alguns conhecem e utilizam para fazer os seus trabalhos escolares (quem já o usou não quer outra coisa e faz trabalhos fabulosos!) fica agora aqui em formato livro.
Experimentem consultá-lo desta forma!

Recursos Electrónicos I - uma CDU para a Net


Divulgamos hoje uma óptima página pertencente à Biblioteca/Centro de Recursos Padre Alberto Neto de Rio de Mouro onde podemos encontrar uma tabela CDU (Classificação Decimal Universal) para recursos electrónicos existentes na Internet. Se estás a fazer uma pesquisa para um trabalho, esta é uma página que deves visitar pois agrupa os recursos por temas, afinal o que faz a CDU.

27.5.08

Joga, exercita, experimenta e aprende


Vocês já conhecem as ligações propostas na página do nosso Agrupamento?

Não! Então nem sabem o que perdem!

Há jogos didácticos divertidos, há propostas de páginas sobre temas variados, há testes e exercícios de consolidação dos conhecimentos.

Eu, se fosse vocês, já lá estava!!...

Ora vejam em http://www.garciadomingues.edu.pt/deplingest.html para a disciplina de Inglês.


Divirtam-se aprendendo!

15.5.08

Inauguração do novo espaço de leitura no Jardim de Infância de Silves nº1

Um Poema...

De Ilhas e Livros...

Livros
abertos
ficam brincando nas
Ilhas,
rodeados de calor...
Irmãos -
naturais ou não -
gostam tanto de livros!
Mais e mais,
só um não chega!

Labirintos e Ilhas,
pássaros voando,
rodeados de calor...
Outro e outro,
faz-nos pensar...
E amar.

Rute dos Reis, 5ºB

À Biblioteca Municipal de Silves


(Foto de Elisabete Rodrigues, Jornal Barlavento)


O Sol abençoa a tarde, nesta cidade ao sul e os arautos caminham a passos lentos, calculados e treinados pelas ruas da cidade. O povo olha-os com a estranheza de quem não está à espera de um espectáculos tão pouco vulgar. Entre os comentários de agrado e indiferenças o grupo continua a anunciar:

- Eis a obra acabada, qual pássaro ansioso por experimentar o seu primeiro voo.
- Daqui do alto, saúdo todos os poetas, todos os que sonham poder voar e declaro aberta a porta das espreitadelas do conhecimento.


Os convidados dobram a porta e iniciam as suas espreitadelas. A sala ficou cheia de gente e os discursos ouvem-se e soam a um sonho concretizado.


Bem hajam, todas as mãos que corporizaram um desejo antigo e sempre renovado da humanidade. Esta nova biblioteca, representa um novo tempo, o da cultura da oportunidade, da democracia. Democracia no acesso a meios e a recursos concentrados num espaço colectivo, livre, aberto ao tempo e no tempo em que vivemos.

(Foto de Paulo Izidoro)

Uma biblioteca é uma das mais belas formas de experimentar a democracia. Tanta ideia, tanta ciência, tanta diferença, tanta escrita, tanta arte num só espaço intemporal. Para quê? Para quem? Para o viajante deste século conversar com o passado da humanidade, consigo próprio, com o outro, debater e flexionar-se em pensamentos reais e absurdos, incorporando o que lhe traz sossego à alma.



A biblioteca é um espaço para além do espaço, é a porta sempre aberta, à espera daquele que quer espreitar, sem julgamento, ou imposição. A biblioteca é a casa onde moram todos os homens deste mundo é o sítio onde mais se sente o contraditório das verdades.



A biblioteca é uma dádiva de homens para outros homens. Que todos saibamos recebê-la, apreciá-la e desfrutá-la.

Madalena Santos
A professora coordenadora da biblioteca escolar do 1º ciclo

8.5.08

Dois poemas






Hora do mar




..

Hora do mar,
Hora de tudo
Amar, cantar
Tudo quero fazer,
Na hora do Mar.

Que queres tu?
Beber?
Fazer asneiras?
Nem te metas nisso amigo!

A hora do mar,
É para aproveitar…




Sonhar

Vamos navegar
Para aprender a sonhar.
Vamos sonhar
Para aprender a cantar.

Sonho no meio de um mundo
Onde as pessoas estão perdidas,
Mas, onde lá bem no fundo,
Elas são encontradas.



Rita Mendonça, nº19, 7ºD
Andreia Amador, nº4, 7ºD