18.12.08

Poema de Natal


Na noite de Natal
vi uma mesa recheada
e uma estrela pousada
numa árvore decorada!

Os anjinhos na árvore
vão brincar até fartar
e juntamente com os bolinhos
a árvore vão decorar!

A árvore de natal
é um símbolo importante
assim como a estrela, brilhante, brilhante!

É que nesta noite de Inverno
essa estrela apareceu...
Foi para dizer ao mundo:
O menino nasceu...

Catarina Neto, nº5,
6ºB.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo

Boas Festas
São os nossos votos sinceros.

12.12.08

Concurso Nacional de Leitura

A primeira fase, a nível de Escola, do Concurso Nacional de Leitura, realizou-se no passado dia 10 e já podemos anunciar vencedores.

São eles:
1º Lugar: João Ramalho (nº12, 7ºA)


2º Lugar: Márcio Moreira (nº15, 9ºB)


3º Lugar: Carla Fernandes (nº4, 9ºA)


Parabéns aos vencedores!


Serão os nossos representantes na fase regional.
Boa Sorte!

5.12.08

A Poesia vem à Escola, na voz de Afonso Dias

P.S. - Era para ser, mas não foi possível. O nosso poeta está infelizmente adoentado ficando esta apresentação por enquanto adiada. Desejamos-lhe rápidas melhoras!!


Mais uma vez teremos Afonso Dias entre nós, agora numa organização do núcleo da Pré e 1º Ciclo da Biblioteca.



No dia 11 de Dezembro, no Auditório da EB23 Dr. Garcia Domingues, pelas 20h, para pais/encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares de acção educativa da Pré e 1º Ciclo. No mesmo dia, às 14.50h haverá uma sessão para três turmas do 5º ano.


Seja bem-vinda a Poesia!

14.11.08

Halloween



No dia 30 de Outubro, o 6º B, acompanhado pelas professoras Anabela Marques e Natividade Lemos, visitou os colegas do 1º Ciclo, a quem leu histórias relacionadas com o Halloween.
Fica aqui uma foto desse momento e uma das estórias, criada pelo José João e pelo Miguel Jorge: A Bruxa e a Abóbora.

Era uma vez uma bruxa que vivia num palácio majestoso, coberto de vassouras e guardado por mil fantasmas e soldados transparentes!
Ela tinha um quintal enorme onde plantava... Ora adivinhem lá! Isso mesmo, abóboras! Milhares e milhares de abóboras...
A bruxa Botânica (era esse o seu nome) vivia feliz e contente com a sua vidinha de agricultora, até ao dia em que resolveu participar num concurso de bruxas... A partir desse dia acabou o sossego! Mas o prémio era, realmente, muito apelativo, principalmente para uma bruxa. Aquela que apresentasse a abóbora maior ganhava uma vassoura de oiro a jacto! Assim, a Botânica passou a ter todos os cuidados possíveis e imaginários: à noite, antes de se deitar, ela ia sempre espreitar o quintal para ver se a sua abóbora preferida ainda lá estava, e lançava feitiços a todos os que dela se aproximavam. Uma vez, um coelho esfomeado saltou para cima da abóbora gigante e imediatamente se transformou numa rã!
O concurso aproximava-se... Passaram-se três dias a correr! A bruxa estava nervosa, cada vez mais nervosa, e na véspera do concurso mal se aguentava sentada ou em pé!
Finalmente chegou o grande dia... E a Botânica mandou vir mais de cinquenta homens, já para não falar do camião que estava à porta do seu quintal, de forma a transportarem a abóbora para o local do concurso. Mas as coisas não correram bem como ela queria. É que a vizinha estava a passar (também ela uma bruxa) e, quando reparou que a Botânica estava distraída, convenceu o motorista a roubar a abóbora dizendo-lhe:
- Dou-te um milhão de euros se levares esta abóbora gigante para um sítio que ninguém descubra!
Ele assim fez.

Um dia cansou-se de tanto procurar... Exausta, deitou-se na relva do parque e enquanto caía para trás dizia: - Desisto! Desisto!
E foi então que aconteceu aquilo em que ela já não acreditava: ao olhar para cima, a Botânica viu a lua. E na lua um ponto, uma marca, um objecto estranho. Era a sua abóbora gigante!

Conseguem adivinhar como é que ela trouxe a abóbora para baixo?
Acertaram mais uma vez! Foi assim mesmo: com a força da sua imaginação! Quando acordou do sono repousante, a abóbora já estava ao seu lado... E assim a bruxa Botânica ganhou a vassoura de oiro a jacto.
Querem andar nela? É só fecharem os olhos e imaginarem...

24.10.08

Concurso Nacional de Leitura


Os contos de Eça de Queirós escolhidos para a realização do Concurso Nacional de Leitura podem ser lidos e descarregados para as vossas pen neste endereço (clica aqui).

Nos computadores da Biblioteca também podem encontrar uma pasta no Ambiente de Trabalho com estes mesmos contos e outras novidades sobre este grande concurso.

23.10.08

BIBLIOMIX


A propósito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Silves dinamiza uma acção de animação/promoção designada por BIBLIOMIX: uma viagem iniciática e cativante pelos meandros e mistérios das bibliotecas.


Através desta iniciativa, a Biblioteca Municipal pretende criar ligação mais próxima com as diversas comunidades escolares do concelho, estimulando nelas o gosto pelas leituras e pelos livros, e incentivando-as a desfrutar da infindável quantidade e diversidade de recursos que as bibliotecas têm para lhes oferecer.


Público-alvo: alunos e professores do 3º ciclo e do ensino Secundário do concelho de Silves.

Escola E.B.2,3 Dr. Garcia Domingues, dia 30 de Outubro, 4 sessões de 45 minutos cada.

16.10.08

Sugestões de Actividades

Biblioteca de Alexandria (recriação)
No mês em que se comemoram as bibliotecas escolares, a Garcia Domingues propõe a toda a comunidade educativa algumas sugestões de actividades.


- Que tal procurares saber o significado (o étimo) da palavra Biblioteca e, aproveitares para investigar um pouco sobre uma famosa biblioteca do passado que teve um trágico destino (Biblioteca de Alexandria)?

- Ou então, num pequeno texto, responde à seguinte questão: "Como a Leitura influenciou a minha vida".

- Ou ainda, porque não fazes um pequeno texto ou frase sobre um livro que tenhas lido e requisitado na nossa biblioteca? Até podes escrever esse texto ou frase na nossa zona de comentários do blogue, desde que te identifiques. Ou então entregá-lo na Biblioteca até 15 de Novembro.

Quem sabe não terás tu um talento adormecido para a escrita??!

13.10.08

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


“(…) A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento
(…).

Manifesto da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, aprovado pela UNESCO em 1999

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é Outubro, e o Dia que em Portugal foi escolhido para comemorar a Biblioteca Escolar é o próximo 27 de Outubro.
ACARINHA A TUA BIBLIOTECA.

USA-A FREQUENTEMENTE!

10.10.08

Só ganha quem participa!


A propósito das comemoração do Dia Internacional da Alimentação (próximo dia 16 de Outubro), e tendo como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável, a equipa da Biblioteca Escolar, com a colaboração da coordenadora do Projecto Educação para a Saúde, desafiam todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos a participar neste desafio, "Pela tua saúde"!

Como o poderás fazer?

- Escreve, numa folha A4, uma frase ou uma quadra sobre alimentação saudável;
- ilustra o texto e identifica-o (nome, número e turma);
- entrega o trabalho na Biblioteca Escolar, até 30 de Outubro.

Os três melhores trabalhos serão premiados!

Vá, ao trabalho! Só ganha quem participa!

3.10.08

Semana dos Média na EB1 nº1 de Silves









Decorreu no passado mês de Setembro a Semana dedicada aos Média na Escola Básica do 1º ciclo de Silves.

É a esse evento que reportam estas imagens.

25.9.08

Projecto aLer+


aLER+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambiente integral de leitura.
O projecto será lançado em 33 escolas, em todo o país, durante o ano lectivo de 2008/09.
O Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues de Silves apresentou um projecto a aplicar ao Pré-Escolar, que mereceu aprovação. Por decisão interna do Agrupamento, será porém alargado a todas as salas do Jardim-de-infância.

Novo ano, nova vida!

No início de mais um ano lectivo, queremos desejar aos nossos leitores um bom ano de trabalho, com muitas leituras.
Como é seu hábito, a nossa biblioteca abre o ano com novo Plano de Actividades e muitos projectos: Projecto aLer (ler próximo artigo), Projecto Saber como Aprender, Projecto Ler para Aprender e Projecto Crescer Informado.
A grande vontade da equipa da Biblioteca Escolar Dr. Garcia Domingues é procurar estreitar os laços com os professores e alunos deste Agrupamento, contribuindo para melhorar a forma como pesquisam e trabalham a informação, designadamente no que se refere à utilização de novas tecnologias. Se quiser aceder à nossa pasta de Projectos pode ainda fazê-lo aqui ou na caixa Partilhamos (à esquerda).

20.6.08

Vencedores do Concurso "Caça ao Livro que perdeu a frase"


Foram vencedores deste concurso de "Caça ao Livro que perdeu a frase" os seguintes alunos:



  • Rúben Lima - 5ºB

  • José Júnior - 6ºA

  • João Miguel - 6ºA

e, ainda, no 3º ciclo...



  • Rita Mendonça - 7ºD

  • Andreia Amador - 7ºD

  • Ana Luísa Santos - 7ºD

5.6.08

Uma aula diferente....inspirada pela nossa biblioteca

Olá, leitores! Nós chamamo-nos Raquel Sequeira e Inês Campos. Somos alunas do 5º ano e resolvemos contribuir para o Jornal (agora também o blogue) com uma história que escrevemos na aula de Língua Portuguesa.
A professora pediu-nos para escolhermos um objecto do pátio da escola. Escolhemos uma flor amarela! Depois fomos ao refeitório e pediu-nos para fixarmos o nosso olhar em algo. Olhámos, então, para um cartaz onde se lia «Alimentação saudável» e escrevemos isso num papel. Em seguida, pediu-nos para escolhermos uma imagem de um livro de pintura. A nossa preferida chamava-se «Noite de Verão», do pintor norueguês Edvard Munch. De repente, fechámos os olhos na aula e foi-nos pedido que pensassemos rapidamente numa pessoa da escola e à nossa memória veio logo a figura da D.Cristina, auxiliar na biblioteca! Misteriosamente, a professora escreveu, então, duas palavras no quadro - «segredo» e «água» - e pediu-nos para, em silêncio, juntarmos isso à nossa folha de papel... Finalmente, com um marcador azul, escreveu no quadro «Uma aventura na escola de Silves» e, para nosso espanto, disse-nos que agora teríamos de escrever uma história com todos estes elementos. Fizémos isso ao som de Chopin, um génio da música clássica que nasceu na Polónia, no ano de 1810.
Ora, foi este o resultado! Leiam lá ...



Era uma vez uma bibliotecária chamada Cristina, D. Cristina. Trabalhava na escola Dr. Garcia Domingues, a nossa, na terra algarvia de Silves.
Um dia, fomos à biblioteca procurar um livro sobre «Alimentação Saudável». Comecámos a lê-lo mas não percebíamos nada, porque estava escrito numa língua muito estranha... Então, fechámos os olhos... e quando os abrimos estavamos no Mundo dos Livros! Sentimos então uma enorme vontade e curiosidade de entrar em todos os livros! Encontrámos um que nos chamou a atenção mais do que os outros. Tinha uma grande capa azul, com muitos golfinhos cor-de-rosa, e o seu título era «O Segredo do Mar». Entrámos.
Fomos parar a uma escola enorme onde havia uma fonte com água e mini-
-golfinhos cor-de-rosa a nadar à superfície! Entrámos lá dentro dando um valente mergulho! Quando viemos ao cimo da água, apercebemo-nos que estavamos numa praia. E que praia...! O mar era feito de sumo de morango e a areia de algodão-doce!

Logo, avidamente, lançámos a mão à areia e provámos. Humm, era como se estivéssemos no céu...
De repente, vimos uma senhora sentada em cima de rochas, com um vestido branco e reluzente. Estava a pensar, talvez triste. Parecia mesmo o quadro que tinhamos visto lá na escola chamado «Noite de Verão», pintado por Munch... Andámos um bocado, sem saber muito bem por onde ir, e encontrámos um campo cheio de flores. Apanhámos uma, amarela, com um perfume deslumbrante e mágico: dava cheirinho às cores!! Assim, o vermelho cheirava a jasmim! O azul a uma manhã de Primavera! O laranja parecia viajar connosco até às férias de Verão...!
Recomecámos a andar. E entrámos numa floresta muito escura. Subitamente, ouvimos uma linda melodia. Encostámos o ouvido ao tronco de uma árvore e deixámo-
-nos adormecer...
Quando voltámos a abrir os olhos estávamos de novo na biblioteca, mas com a flor amarela na mão! Fomos entregá-la à D. Cristina e agradecemos-lhe por nos ter sugerido um livro maravilhoso.
A D. Cristina sorriu e, cúmplice, piscou-nos o olho ...