9.1.09

No Dia de Reis

A Leitura foi RAINHA...

À hora combinada 17:30H, os alunos do 1º ano de escolaridade acompanhados pelos seus professores e encarregados de educação começaram a chegar ao auditório da escola sede de agrupamento. Além destes alunos, também foram convidados os alunos premiados no Concurso de postais "Crianças de Todo o Mundo".
O presidente do Agrupamento agradeceu a presença de todos e realçou a importância de iniciativas que valorizem o desempenho dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
Este encontro com pais e alunos teve um duplo objectivo: fazer a entrega de livros aos alunos do 1º ano, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt)
e a entrega do prémio aos vencedores do Concurso de Postais (um livro que podem ver ao lado e aqui)


Afonso Dias, actor e cantor, foi o convidado para dar voz às palavras dos poetas.
Cantou, encantou e seduziu miúdos e graúdos para a beleza da LEITURA.
A poesia veio à escola …

O Plano Nacional de Leitura na Vida das Escolas - o caso do Jardim de Infância de Silves



O Boletim dos Professores, nº 13, pp. 3-4, Janeiro 2009, pode ser consultado on-line em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3020&fileName=boletim_13.pdf

8.1.09

Livros Digitais


Hoje em dia, com o advento das novas tecnologias, o livro já não existe só no formato tradicional em papel.

Hoje já existem livros que podem ser consultados na Net e, no caso que vos trazemos hoje, com um formato muito semelhante aos tradicionais.

Estes livros em formato digital têm ainda a vantagem de serem interactivos, isto é, podemos alterar coisas neles (tamanho da letra, resolver exercícios, usar som ou não, etc.).


Experimenta agora consultares um destes livros, por exemplo, o "Cidadania de A...a...Z" (clica na imagem em cima para o leres).
E se preferires outro assunto, procura o teu livro digital nesta página ou biblioteca virtual.


Actividades realizadas em Dezembro na Biblioteca da E.B.1, nº1 de Silves

Leitura de várias obras com as turmas do 1º ano:


O Lobo e os sete Cabritinhos - conto tradicional

A meia do Natal
Decorreu entre finais de Novembro, princípios de Dezembro o concurso de postais "Crianças de todo o mundo" em que participaram todos os alunos do 1ºciclo do Agrupamento.

Os premiados foram:


Tomás Silva – Prof. Nuno - 1º ano















Rafael Costa – Profª. Ana Margarida - 2º ano













Ana Viegas - Profª. Rosa Semedo - 3º ano












Gonçalo Rodrigues Alves Valente de Oliveira - Profª. Olga - 4º ano


Fez-se ainda um Concurso de consulta de Dicionário com a participação das turmas do 4º ano.

A fase final realizou-se no dia 12 de Dezembro. Após a prova, uma turma do 3º ano brindou os colegas com leituras de poemas de Natal.

Os premiados foram:

1ª Classificada
Joana Margarida da Costa - profª Dora
2º Classificado
David Rafael - profª Dora
3º Classificado
Tomás Lóia - prof ª Dora

18.12.08

Poema de Natal


Na noite de Natal
vi uma mesa recheada
e uma estrela pousada
numa árvore decorada!

Os anjinhos na árvore
vão brincar até fartar
e juntamente com os bolinhos
a árvore vão decorar!

A árvore de natal
é um símbolo importante
assim como a estrela, brilhante, brilhante!

É que nesta noite de Inverno
essa estrela apareceu...
Foi para dizer ao mundo:
O menino nasceu...

Catarina Neto, nº5,
6ºB.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo

Boas Festas
São os nossos votos sinceros.

12.12.08

Concurso Nacional de Leitura

A primeira fase, a nível de Escola, do Concurso Nacional de Leitura, realizou-se no passado dia 10 e já podemos anunciar vencedores.

São eles:
1º Lugar: João Ramalho (nº12, 7ºA)


2º Lugar: Márcio Moreira (nº15, 9ºB)


3º Lugar: Carla Fernandes (nº4, 9ºA)


Parabéns aos vencedores!


Serão os nossos representantes na fase regional.
Boa Sorte!

5.12.08

A Poesia vem à Escola, na voz de Afonso Dias

P.S. - Era para ser, mas não foi possível. O nosso poeta está infelizmente adoentado ficando esta apresentação por enquanto adiada. Desejamos-lhe rápidas melhoras!!


Mais uma vez teremos Afonso Dias entre nós, agora numa organização do núcleo da Pré e 1º Ciclo da Biblioteca.



No dia 11 de Dezembro, no Auditório da EB23 Dr. Garcia Domingues, pelas 20h, para pais/encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares de acção educativa da Pré e 1º Ciclo. No mesmo dia, às 14.50h haverá uma sessão para três turmas do 5º ano.


Seja bem-vinda a Poesia!

14.11.08

Halloween



No dia 30 de Outubro, o 6º B, acompanhado pelas professoras Anabela Marques e Natividade Lemos, visitou os colegas do 1º Ciclo, a quem leu histórias relacionadas com o Halloween.
Fica aqui uma foto desse momento e uma das estórias, criada pelo José João e pelo Miguel Jorge: A Bruxa e a Abóbora.

Era uma vez uma bruxa que vivia num palácio majestoso, coberto de vassouras e guardado por mil fantasmas e soldados transparentes!
Ela tinha um quintal enorme onde plantava... Ora adivinhem lá! Isso mesmo, abóboras! Milhares e milhares de abóboras...
A bruxa Botânica (era esse o seu nome) vivia feliz e contente com a sua vidinha de agricultora, até ao dia em que resolveu participar num concurso de bruxas... A partir desse dia acabou o sossego! Mas o prémio era, realmente, muito apelativo, principalmente para uma bruxa. Aquela que apresentasse a abóbora maior ganhava uma vassoura de oiro a jacto! Assim, a Botânica passou a ter todos os cuidados possíveis e imaginários: à noite, antes de se deitar, ela ia sempre espreitar o quintal para ver se a sua abóbora preferida ainda lá estava, e lançava feitiços a todos os que dela se aproximavam. Uma vez, um coelho esfomeado saltou para cima da abóbora gigante e imediatamente se transformou numa rã!
O concurso aproximava-se... Passaram-se três dias a correr! A bruxa estava nervosa, cada vez mais nervosa, e na véspera do concurso mal se aguentava sentada ou em pé!
Finalmente chegou o grande dia... E a Botânica mandou vir mais de cinquenta homens, já para não falar do camião que estava à porta do seu quintal, de forma a transportarem a abóbora para o local do concurso. Mas as coisas não correram bem como ela queria. É que a vizinha estava a passar (também ela uma bruxa) e, quando reparou que a Botânica estava distraída, convenceu o motorista a roubar a abóbora dizendo-lhe:
- Dou-te um milhão de euros se levares esta abóbora gigante para um sítio que ninguém descubra!
Ele assim fez.

Um dia cansou-se de tanto procurar... Exausta, deitou-se na relva do parque e enquanto caía para trás dizia: - Desisto! Desisto!
E foi então que aconteceu aquilo em que ela já não acreditava: ao olhar para cima, a Botânica viu a lua. E na lua um ponto, uma marca, um objecto estranho. Era a sua abóbora gigante!

Conseguem adivinhar como é que ela trouxe a abóbora para baixo?
Acertaram mais uma vez! Foi assim mesmo: com a força da sua imaginação! Quando acordou do sono repousante, a abóbora já estava ao seu lado... E assim a bruxa Botânica ganhou a vassoura de oiro a jacto.
Querem andar nela? É só fecharem os olhos e imaginarem...

24.10.08

Concurso Nacional de Leitura


Os contos de Eça de Queirós escolhidos para a realização do Concurso Nacional de Leitura podem ser lidos e descarregados para as vossas pen neste endereço (clica aqui).

Nos computadores da Biblioteca também podem encontrar uma pasta no Ambiente de Trabalho com estes mesmos contos e outras novidades sobre este grande concurso.

23.10.08

BIBLIOMIX


A propósito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Silves dinamiza uma acção de animação/promoção designada por BIBLIOMIX: uma viagem iniciática e cativante pelos meandros e mistérios das bibliotecas.


Através desta iniciativa, a Biblioteca Municipal pretende criar ligação mais próxima com as diversas comunidades escolares do concelho, estimulando nelas o gosto pelas leituras e pelos livros, e incentivando-as a desfrutar da infindável quantidade e diversidade de recursos que as bibliotecas têm para lhes oferecer.


Público-alvo: alunos e professores do 3º ciclo e do ensino Secundário do concelho de Silves.

Escola E.B.2,3 Dr. Garcia Domingues, dia 30 de Outubro, 4 sessões de 45 minutos cada.

16.10.08

Sugestões de Actividades

Biblioteca de Alexandria (recriação)
No mês em que se comemoram as bibliotecas escolares, a Garcia Domingues propõe a toda a comunidade educativa algumas sugestões de actividades.


- Que tal procurares saber o significado (o étimo) da palavra Biblioteca e, aproveitares para investigar um pouco sobre uma famosa biblioteca do passado que teve um trágico destino (Biblioteca de Alexandria)?

- Ou então, num pequeno texto, responde à seguinte questão: "Como a Leitura influenciou a minha vida".

- Ou ainda, porque não fazes um pequeno texto ou frase sobre um livro que tenhas lido e requisitado na nossa biblioteca? Até podes escrever esse texto ou frase na nossa zona de comentários do blogue, desde que te identifiques. Ou então entregá-lo na Biblioteca até 15 de Novembro.

Quem sabe não terás tu um talento adormecido para a escrita??!

13.10.08

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


“(…) A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento
(…).

Manifesto da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, aprovado pela UNESCO em 1999

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é Outubro, e o Dia que em Portugal foi escolhido para comemorar a Biblioteca Escolar é o próximo 27 de Outubro.
ACARINHA A TUA BIBLIOTECA.

USA-A FREQUENTEMENTE!

10.10.08

Só ganha quem participa!


A propósito das comemoração do Dia Internacional da Alimentação (próximo dia 16 de Outubro), e tendo como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável, a equipa da Biblioteca Escolar, com a colaboração da coordenadora do Projecto Educação para a Saúde, desafiam todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos a participar neste desafio, "Pela tua saúde"!

Como o poderás fazer?

- Escreve, numa folha A4, uma frase ou uma quadra sobre alimentação saudável;
- ilustra o texto e identifica-o (nome, número e turma);
- entrega o trabalho na Biblioteca Escolar, até 30 de Outubro.

Os três melhores trabalhos serão premiados!

Vá, ao trabalho! Só ganha quem participa!

3.10.08

Semana dos Média na EB1 nº1 de Silves









Decorreu no passado mês de Setembro a Semana dedicada aos Média na Escola Básica do 1º ciclo de Silves.

É a esse evento que reportam estas imagens.