15.2.09

Dia de São Valentim

Para assinalar o dia de S. Valentim, esse dia tão especial que serve para lembrar de forma mais particular não só o Amor, mas também a Amizade, os alunos do 7ºA, 7ºC e 6ºB resolveram trocar entre si poemas de amor escritos por alguns dos nossos mais conceituados poetas...
O curioso é que houve um poema que, por ter sido várias vezes escolhido, parece ser o preferido! Gostarias de o ler? Então, aqui vai ele!


Foi escrito por Eugénio de Andrade, um escritor já falecido que gostava muito da natureza e ... de gatos!

Logo a seguir, poderás ver uma fotografia de algumas das cartas de amor que por aí circularam, levando versos com aroma de rosas... vermelhas.
É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

6.2.09

Os Versos do Poema

Pablo Picasso, A Pomba

Versos do planeta
Versos de amizade
Versos de união
Para unir a humanidade!

Versos de dor
Versos ardentes
Versos muito quentes
Versos de amor...

Versos sem ódio
Versos de alegria
Versos de guerra
Versos que eu lia.

Os versos que aqui escrevo
São de todos os poetas
São como um mar profundo
Cheio de alegria e amizade

São Versos para trazer Paz ao mundo...
Luís Sousa, 7º D

Do SILÊNCIO

VAN GOGH, Noite Estrelada


«Chiuuu…
Eu … sou o Silêncio!
E talvez vocês não gostem muito de mim…
Com certeza, acham-me aborrecido! Devem até achar
que nunca vale a pena fazer silêncio.

Pois digo-vos que estão errados. Com o Silêncio
(comigo!), conseguimos ouvir o que é muito difícil de escutar quando há barulho e ruído à nossa volta. Mas quando eu existo, tudo parece mais calmo, talvez até passemos a ter menos problemas e consigamos pensar melhor.
Eu sou como uma bola gigante, que vos levo, levo, levo e continuo a levar… Até que a certa altura vocês já gostam de fazer silêncio e o que antes era uma obrigação passa a ser um enorme prazer!
Fazer silêncio pode ser delicioso… Experimenta-me e verás!

Jéssica Morais
8ºD nº11




Este pequeno texto foi escrito após a leitura, em aula, do conto «O Silêncio», de Sophia de Mello Breyner, inserido no livro Histórias da Terra e do Mar. É um livro muito apetitoso, recheado de histórias simples e bonitas. Faz parte do Plano Nacional de Leitura e existe na nossa biblioteca! Não o deixes sozinho nas prateleiras e mergulha no azul que nasce das suas páginas…

30.1.09

Biblioteca Municipal de Silves recebe exposição de marionetas


«Entre os dias 2 e 28 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Silves recebe uma exposição de marionetas, da autoria do grupo de teatro de Viana do Castelo, intitulada “Marionetas, Actores & Objectos”.

Durante quase um mês, os visitantes vão poder apreciar 96 marionetas, construídas em 2004 por Sabahat Passos e Alexandre Passos para os espectáculos deste grupo, e que representam diferentes personagens de histórias populares, da mitologia grega e dos contos infantis. A exposição inclui, ainda uma colecção das réplicas de gigantones, de forma a contribuir para uma maior divulgação das “marionetas” tradicionais da região do Alto Minho.

Paralelamente a estes artefactos, os visitantes vão poder ver diversos materiais didácticos, desenhos de cenários, desenhos de construção de marionetas, livros, cartazes e fotografias de espectáculos emoldurados de vários tamanhos, bem como assistir a algumas representações e demonstrações de manipulação de diferentes técnicas. Poderão, ainda, experimentar, com a supervisão e orientação de um manipulador, as marionetas de vara.

Esta exposição tem um carácter itinerante, tendo sido já apresentada nas principais salas do País, bem como em várias bibliotecas municipais. »

in jornal Região Sul, edição on-line de 27.01.2009´
Website do grupo de teatro "Marionetas, Actores & Objectos"

23.1.09

Queres uma sugestão para ocupares os teus tempos livres?

GOSTAS DE LER?


A Biblioteca vai quinzenalmente sugerir-te a leitura de um bom livro. À entrada dos blocos e no placar da Biblioteca todos os quinze dias. NÃO TE ESQUEÇAS!


Queres jogar? Aqui na Biblioteca só se fôr jogo didáctico! Podes encontrar sugestões no placar da Biblioteca ou nos Favoritos (em CDU - Sites por área temática) existentes em cada um dos computadores (repara na estrelinha amarela no Ambiente de Trabalho).


Gostas de seguir pistas, como se fosses um detective? Então participa na nossa "Caça ao livro que perdeu a frase”. É bué fixe.


E por fim: queres fazer parte dos amigos da Biblioteca? Tens direito a um cartão personalizado e terás responsabilidades juntamente com os professores que fazem parte da equipa da Biblioteca.

15.1.09

"Natal e não Dezembro"- acção de promoção do livro e da leitura


No passado dia seis de Janeiro, no auditório da nossa escola, Paulo Pires, animador cultural da Biblioteca Municipal de ilves, criou momentos de boa disposição, brincando com as palavras e apresentando formas diferentes de ver o Natal.
A plateia, constituída por seis turmas do 3ºciclo, em diferentes sessões, deliciou-se com a actividade que teve o condão de despertar em muitos deles o interesse pelos livros e autores abordados.

9.1.09

No Dia de Reis

A Leitura foi RAINHA...

À hora combinada 17:30H, os alunos do 1º ano de escolaridade acompanhados pelos seus professores e encarregados de educação começaram a chegar ao auditório da escola sede de agrupamento. Além destes alunos, também foram convidados os alunos premiados no Concurso de postais "Crianças de Todo o Mundo".
O presidente do Agrupamento agradeceu a presença de todos e realçou a importância de iniciativas que valorizem o desempenho dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
Este encontro com pais e alunos teve um duplo objectivo: fazer a entrega de livros aos alunos do 1º ano, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt)
e a entrega do prémio aos vencedores do Concurso de Postais (um livro que podem ver ao lado e aqui)


Afonso Dias, actor e cantor, foi o convidado para dar voz às palavras dos poetas.
Cantou, encantou e seduziu miúdos e graúdos para a beleza da LEITURA.
A poesia veio à escola …

O Plano Nacional de Leitura na Vida das Escolas - o caso do Jardim de Infância de Silves



O Boletim dos Professores, nº 13, pp. 3-4, Janeiro 2009, pode ser consultado on-line em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3020&fileName=boletim_13.pdf

8.1.09

Livros Digitais


Hoje em dia, com o advento das novas tecnologias, o livro já não existe só no formato tradicional em papel.

Hoje já existem livros que podem ser consultados na Net e, no caso que vos trazemos hoje, com um formato muito semelhante aos tradicionais.

Estes livros em formato digital têm ainda a vantagem de serem interactivos, isto é, podemos alterar coisas neles (tamanho da letra, resolver exercícios, usar som ou não, etc.).


Experimenta agora consultares um destes livros, por exemplo, o "Cidadania de A...a...Z" (clica na imagem em cima para o leres).
E se preferires outro assunto, procura o teu livro digital nesta página ou biblioteca virtual.


Actividades realizadas em Dezembro na Biblioteca da E.B.1, nº1 de Silves

Leitura de várias obras com as turmas do 1º ano:


O Lobo e os sete Cabritinhos - conto tradicional

A meia do Natal
Decorreu entre finais de Novembro, princípios de Dezembro o concurso de postais "Crianças de todo o mundo" em que participaram todos os alunos do 1ºciclo do Agrupamento.

Os premiados foram:


Tomás Silva – Prof. Nuno - 1º ano















Rafael Costa – Profª. Ana Margarida - 2º ano













Ana Viegas - Profª. Rosa Semedo - 3º ano












Gonçalo Rodrigues Alves Valente de Oliveira - Profª. Olga - 4º ano


Fez-se ainda um Concurso de consulta de Dicionário com a participação das turmas do 4º ano.

A fase final realizou-se no dia 12 de Dezembro. Após a prova, uma turma do 3º ano brindou os colegas com leituras de poemas de Natal.

Os premiados foram:

1ª Classificada
Joana Margarida da Costa - profª Dora
2º Classificado
David Rafael - profª Dora
3º Classificado
Tomás Lóia - prof ª Dora

18.12.08

Poema de Natal


Na noite de Natal
vi uma mesa recheada
e uma estrela pousada
numa árvore decorada!

Os anjinhos na árvore
vão brincar até fartar
e juntamente com os bolinhos
a árvore vão decorar!

A árvore de natal
é um símbolo importante
assim como a estrela, brilhante, brilhante!

É que nesta noite de Inverno
essa estrela apareceu...
Foi para dizer ao mundo:
O menino nasceu...

Catarina Neto, nº5,
6ºB.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo

Boas Festas
São os nossos votos sinceros.

12.12.08

Concurso Nacional de Leitura

A primeira fase, a nível de Escola, do Concurso Nacional de Leitura, realizou-se no passado dia 10 e já podemos anunciar vencedores.

São eles:
1º Lugar: João Ramalho (nº12, 7ºA)


2º Lugar: Márcio Moreira (nº15, 9ºB)


3º Lugar: Carla Fernandes (nº4, 9ºA)


Parabéns aos vencedores!


Serão os nossos representantes na fase regional.
Boa Sorte!

5.12.08

A Poesia vem à Escola, na voz de Afonso Dias

P.S. - Era para ser, mas não foi possível. O nosso poeta está infelizmente adoentado ficando esta apresentação por enquanto adiada. Desejamos-lhe rápidas melhoras!!


Mais uma vez teremos Afonso Dias entre nós, agora numa organização do núcleo da Pré e 1º Ciclo da Biblioteca.



No dia 11 de Dezembro, no Auditório da EB23 Dr. Garcia Domingues, pelas 20h, para pais/encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares de acção educativa da Pré e 1º Ciclo. No mesmo dia, às 14.50h haverá uma sessão para três turmas do 5º ano.


Seja bem-vinda a Poesia!

14.11.08

Halloween



No dia 30 de Outubro, o 6º B, acompanhado pelas professoras Anabela Marques e Natividade Lemos, visitou os colegas do 1º Ciclo, a quem leu histórias relacionadas com o Halloween.
Fica aqui uma foto desse momento e uma das estórias, criada pelo José João e pelo Miguel Jorge: A Bruxa e a Abóbora.

Era uma vez uma bruxa que vivia num palácio majestoso, coberto de vassouras e guardado por mil fantasmas e soldados transparentes!
Ela tinha um quintal enorme onde plantava... Ora adivinhem lá! Isso mesmo, abóboras! Milhares e milhares de abóboras...
A bruxa Botânica (era esse o seu nome) vivia feliz e contente com a sua vidinha de agricultora, até ao dia em que resolveu participar num concurso de bruxas... A partir desse dia acabou o sossego! Mas o prémio era, realmente, muito apelativo, principalmente para uma bruxa. Aquela que apresentasse a abóbora maior ganhava uma vassoura de oiro a jacto! Assim, a Botânica passou a ter todos os cuidados possíveis e imaginários: à noite, antes de se deitar, ela ia sempre espreitar o quintal para ver se a sua abóbora preferida ainda lá estava, e lançava feitiços a todos os que dela se aproximavam. Uma vez, um coelho esfomeado saltou para cima da abóbora gigante e imediatamente se transformou numa rã!
O concurso aproximava-se... Passaram-se três dias a correr! A bruxa estava nervosa, cada vez mais nervosa, e na véspera do concurso mal se aguentava sentada ou em pé!
Finalmente chegou o grande dia... E a Botânica mandou vir mais de cinquenta homens, já para não falar do camião que estava à porta do seu quintal, de forma a transportarem a abóbora para o local do concurso. Mas as coisas não correram bem como ela queria. É que a vizinha estava a passar (também ela uma bruxa) e, quando reparou que a Botânica estava distraída, convenceu o motorista a roubar a abóbora dizendo-lhe:
- Dou-te um milhão de euros se levares esta abóbora gigante para um sítio que ninguém descubra!
Ele assim fez.

Um dia cansou-se de tanto procurar... Exausta, deitou-se na relva do parque e enquanto caía para trás dizia: - Desisto! Desisto!
E foi então que aconteceu aquilo em que ela já não acreditava: ao olhar para cima, a Botânica viu a lua. E na lua um ponto, uma marca, um objecto estranho. Era a sua abóbora gigante!

Conseguem adivinhar como é que ela trouxe a abóbora para baixo?
Acertaram mais uma vez! Foi assim mesmo: com a força da sua imaginação! Quando acordou do sono repousante, a abóbora já estava ao seu lado... E assim a bruxa Botânica ganhou a vassoura de oiro a jacto.
Querem andar nela? É só fecharem os olhos e imaginarem...