22.5.09

Semana da Leitura 2009

A nossa escola aderiu à Semana da Leitura que se realizou de 27 a 30 de Abril.
Esta iniciativa pretendeu celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas actividades festivas que promoveram a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores.
De entre as várias actividades que se realizaram destacamos as várias Horas de Leitura, o Concurso de Soletração e Um Livro numa Frase.
Vejam as fotos que fizemos.


24.4.09

Recordando Abril

Trinta e cinco anos depois.
Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 estalou uma revolução que derrubou o Governo com o objectivo de implantar a democracia. Esta data representou uma viragem decisiva na História de Portugal e abriu caminho a mudanças muito profundas na vida dos portugueses.

Visita a nossa exposição!



Podes saber mais sobre o 25 de Abril, consultando o site:

http://web.educom.pt/pr1305/Abril.htm

Podes ver ainda um vídeo sobre o 25 de Abril aqui:

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


O “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da Unesco, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

A Biblioteca Escolar, à semelhança de anos anteriores, está a realizar várias actividades, ao longo desta semana, para assinalar esta data, tais como:
-“ Um livro numa frase”;
- “ O Livro viajante”;
- “ Hora da leitura”;
- Exposição de trabalhos.

5.3.09

As melhoras para a nossa coordenadora da Biblioteca


Todos conhecem a coordenadora da Biblioteca Escolar Dr. Garcia Domingues, também professora de História: Lurdes Campos.

Não a temos visto nos últimos dias, e já se sente a sua falta. A biblioteca não é a mesma sem ela, pois não?

Mas as razões da sua ausência são compreensíveis. A nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Sem ela, pouco adianta. Por isso aqui deixamos votos de rápidas melhoras. Ela bem merece.

E a todos aqueles que lhe queiram deixar um carinho, deixo a sugestão: cliquem mais abaixo em Comentários, e mesmo como Anónimos, deixem uma palavrinha de conforto. Não custa nada!

1.3.09

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura - obras seleccionadas



Já são conhecidas as obras seleccionadas para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura que irá ocorrer no próximo dia 27 de Março.

A prova inicia-se às 15:30h e termina às 16:30h, seguida de um lanche e de um espectáculo surpresa, findo o qual se procederá à entrega dos prémios aos concorrentes seleccionados.

Aqui ficam então as obras:

- O Cristal dourado, da série Sebastião e os mundos secretos de João Aguiar, Editora Asa.

- O Gato malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado, Porto Editora,

Texto Editora ou Dom Quixote.

- O Amigo do computador, de Maria Teresa Maia Gonzalez, Editorial Verbo.

15.2.09

Dia de São Valentim

Para assinalar o dia de S. Valentim, esse dia tão especial que serve para lembrar de forma mais particular não só o Amor, mas também a Amizade, os alunos do 7ºA, 7ºC e 6ºB resolveram trocar entre si poemas de amor escritos por alguns dos nossos mais conceituados poetas...
O curioso é que houve um poema que, por ter sido várias vezes escolhido, parece ser o preferido! Gostarias de o ler? Então, aqui vai ele!


Foi escrito por Eugénio de Andrade, um escritor já falecido que gostava muito da natureza e ... de gatos!

Logo a seguir, poderás ver uma fotografia de algumas das cartas de amor que por aí circularam, levando versos com aroma de rosas... vermelhas.
É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

6.2.09

Os Versos do Poema

Pablo Picasso, A Pomba

Versos do planeta
Versos de amizade
Versos de união
Para unir a humanidade!

Versos de dor
Versos ardentes
Versos muito quentes
Versos de amor...

Versos sem ódio
Versos de alegria
Versos de guerra
Versos que eu lia.

Os versos que aqui escrevo
São de todos os poetas
São como um mar profundo
Cheio de alegria e amizade

São Versos para trazer Paz ao mundo...
Luís Sousa, 7º D

Do SILÊNCIO

VAN GOGH, Noite Estrelada


«Chiuuu…
Eu … sou o Silêncio!
E talvez vocês não gostem muito de mim…
Com certeza, acham-me aborrecido! Devem até achar
que nunca vale a pena fazer silêncio.

Pois digo-vos que estão errados. Com o Silêncio
(comigo!), conseguimos ouvir o que é muito difícil de escutar quando há barulho e ruído à nossa volta. Mas quando eu existo, tudo parece mais calmo, talvez até passemos a ter menos problemas e consigamos pensar melhor.
Eu sou como uma bola gigante, que vos levo, levo, levo e continuo a levar… Até que a certa altura vocês já gostam de fazer silêncio e o que antes era uma obrigação passa a ser um enorme prazer!
Fazer silêncio pode ser delicioso… Experimenta-me e verás!

Jéssica Morais
8ºD nº11




Este pequeno texto foi escrito após a leitura, em aula, do conto «O Silêncio», de Sophia de Mello Breyner, inserido no livro Histórias da Terra e do Mar. É um livro muito apetitoso, recheado de histórias simples e bonitas. Faz parte do Plano Nacional de Leitura e existe na nossa biblioteca! Não o deixes sozinho nas prateleiras e mergulha no azul que nasce das suas páginas…

30.1.09

Biblioteca Municipal de Silves recebe exposição de marionetas


«Entre os dias 2 e 28 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Silves recebe uma exposição de marionetas, da autoria do grupo de teatro de Viana do Castelo, intitulada “Marionetas, Actores & Objectos”.

Durante quase um mês, os visitantes vão poder apreciar 96 marionetas, construídas em 2004 por Sabahat Passos e Alexandre Passos para os espectáculos deste grupo, e que representam diferentes personagens de histórias populares, da mitologia grega e dos contos infantis. A exposição inclui, ainda uma colecção das réplicas de gigantones, de forma a contribuir para uma maior divulgação das “marionetas” tradicionais da região do Alto Minho.

Paralelamente a estes artefactos, os visitantes vão poder ver diversos materiais didácticos, desenhos de cenários, desenhos de construção de marionetas, livros, cartazes e fotografias de espectáculos emoldurados de vários tamanhos, bem como assistir a algumas representações e demonstrações de manipulação de diferentes técnicas. Poderão, ainda, experimentar, com a supervisão e orientação de um manipulador, as marionetas de vara.

Esta exposição tem um carácter itinerante, tendo sido já apresentada nas principais salas do País, bem como em várias bibliotecas municipais. »

in jornal Região Sul, edição on-line de 27.01.2009´
Website do grupo de teatro "Marionetas, Actores & Objectos"

23.1.09

Queres uma sugestão para ocupares os teus tempos livres?

GOSTAS DE LER?


A Biblioteca vai quinzenalmente sugerir-te a leitura de um bom livro. À entrada dos blocos e no placar da Biblioteca todos os quinze dias. NÃO TE ESQUEÇAS!


Queres jogar? Aqui na Biblioteca só se fôr jogo didáctico! Podes encontrar sugestões no placar da Biblioteca ou nos Favoritos (em CDU - Sites por área temática) existentes em cada um dos computadores (repara na estrelinha amarela no Ambiente de Trabalho).


Gostas de seguir pistas, como se fosses um detective? Então participa na nossa "Caça ao livro que perdeu a frase”. É bué fixe.


E por fim: queres fazer parte dos amigos da Biblioteca? Tens direito a um cartão personalizado e terás responsabilidades juntamente com os professores que fazem parte da equipa da Biblioteca.

15.1.09

"Natal e não Dezembro"- acção de promoção do livro e da leitura


No passado dia seis de Janeiro, no auditório da nossa escola, Paulo Pires, animador cultural da Biblioteca Municipal de ilves, criou momentos de boa disposição, brincando com as palavras e apresentando formas diferentes de ver o Natal.
A plateia, constituída por seis turmas do 3ºciclo, em diferentes sessões, deliciou-se com a actividade que teve o condão de despertar em muitos deles o interesse pelos livros e autores abordados.

9.1.09

No Dia de Reis

A Leitura foi RAINHA...

À hora combinada 17:30H, os alunos do 1º ano de escolaridade acompanhados pelos seus professores e encarregados de educação começaram a chegar ao auditório da escola sede de agrupamento. Além destes alunos, também foram convidados os alunos premiados no Concurso de postais "Crianças de Todo o Mundo".
O presidente do Agrupamento agradeceu a presença de todos e realçou a importância de iniciativas que valorizem o desempenho dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
Este encontro com pais e alunos teve um duplo objectivo: fazer a entrega de livros aos alunos do 1º ano, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt)
e a entrega do prémio aos vencedores do Concurso de Postais (um livro que podem ver ao lado e aqui)


Afonso Dias, actor e cantor, foi o convidado para dar voz às palavras dos poetas.
Cantou, encantou e seduziu miúdos e graúdos para a beleza da LEITURA.
A poesia veio à escola …

O Plano Nacional de Leitura na Vida das Escolas - o caso do Jardim de Infância de Silves



O Boletim dos Professores, nº 13, pp. 3-4, Janeiro 2009, pode ser consultado on-line em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3020&fileName=boletim_13.pdf

8.1.09

Livros Digitais


Hoje em dia, com o advento das novas tecnologias, o livro já não existe só no formato tradicional em papel.

Hoje já existem livros que podem ser consultados na Net e, no caso que vos trazemos hoje, com um formato muito semelhante aos tradicionais.

Estes livros em formato digital têm ainda a vantagem de serem interactivos, isto é, podemos alterar coisas neles (tamanho da letra, resolver exercícios, usar som ou não, etc.).


Experimenta agora consultares um destes livros, por exemplo, o "Cidadania de A...a...Z" (clica na imagem em cima para o leres).
E se preferires outro assunto, procura o teu livro digital nesta página ou biblioteca virtual.


Actividades realizadas em Dezembro na Biblioteca da E.B.1, nº1 de Silves

Leitura de várias obras com as turmas do 1º ano:


O Lobo e os sete Cabritinhos - conto tradicional

A meia do Natal
Decorreu entre finais de Novembro, princípios de Dezembro o concurso de postais "Crianças de todo o mundo" em que participaram todos os alunos do 1ºciclo do Agrupamento.

Os premiados foram:


Tomás Silva – Prof. Nuno - 1º ano















Rafael Costa – Profª. Ana Margarida - 2º ano













Ana Viegas - Profª. Rosa Semedo - 3º ano












Gonçalo Rodrigues Alves Valente de Oliveira - Profª. Olga - 4º ano


Fez-se ainda um Concurso de consulta de Dicionário com a participação das turmas do 4º ano.

A fase final realizou-se no dia 12 de Dezembro. Após a prova, uma turma do 3º ano brindou os colegas com leituras de poemas de Natal.

Os premiados foram:

1ª Classificada
Joana Margarida da Costa - profª Dora
2º Classificado
David Rafael - profª Dora
3º Classificado
Tomás Lóia - prof ª Dora