24.4.13

Assembleia Municipal Jovem de Silves

Na passada quarta-feira, dia 24 de abril de 2013, realizou-se a Assembleia Municipal Jovem de Silves, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Silves.
Para além do membros da nossa escola que pertencem à Assembleia, o aluno Délio Gaspar assumiu a gestão dos trabalhos (presidente) e a Lara André foi uma das secretárias.

As intervenções efetuadas pelos membros da nossa escola (Sara Botô, Daniel Martins, João Guerreiro e Ana Diogo) com assento na Assembleia foram bastante pertinentes e destacamo-las de seguida:

Antes da Ordem do Dia:
1. Voto de louvor à Câmara Municipal pelo desenvolvimento do projeto Assembleia Municipal Jovem.

2. Sugestão ao Setor da Juventude: promover um relacionamento mais estreito com os alunos das Escolas do concelho - itinerância do Sector da Juventude mensalmente em cada uma das Escolas.

Na ordem do Dia: 
Fábrica do Inglês 
- Preocupação com este espaço que está deixado ao abandono e que se trata de um importante equipamento do ponto de vista cultural e histórico e que é preciso retirar da situação em que está.

Centro Histórico - Silves tem um centro histórico de uma beleza invulgar, mas as ruas apresentam buracos e uma pavimentação que não é adequada à sua importância e às necessidades dos habitantes. Os alunos da Escola pediram que o centro histórico fosse revitalizado, à semelhança do que tem acontecido em outros sítios, procurando-se fixar os jovens e proporcionando aos turistas uma imagem diferente de Silves.

Rio Arade - O rio sempre teve um papel importante na vida da cidade e é por isso que o desassoreamento e a limpeza do rio Arade contribuiria de forma inigualável para o desenvolvimento de Silves. 

Cinema – Cine Teatro Silvense - Necessidade de dar um desfecho adequado a um equipamento que é um perigo público e que em tempos foi um importante pólo de cultura.

Depois da Assembleia teve ainda lugar um almoço convívio na Quinta Pedagógica de Silves.

A Assembleia Municipal Jovem trata-se de um importante projeto da Câmara Municipal de Silves que tem permitido desenvolver nos alunos preocupações e competências cívicas, apurando a sua intervenção política no sentido de melhorar a região, nomeadamente a cidade de Silves.

Sem comentários: