Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

5.6.08

Uma aula diferente....inspirada pela nossa biblioteca

Olá, leitores! Nós chamamo-nos Raquel Sequeira e Inês Campos. Somos alunas do 5º ano e resolvemos contribuir para o Jornal (agora também o blogue) com uma história que escrevemos na aula de Língua Portuguesa.
A professora pediu-nos para escolhermos um objecto do pátio da escola. Escolhemos uma flor amarela! Depois fomos ao refeitório e pediu-nos para fixarmos o nosso olhar em algo. Olhámos, então, para um cartaz onde se lia «Alimentação saudável» e escrevemos isso num papel. Em seguida, pediu-nos para escolhermos uma imagem de um livro de pintura. A nossa preferida chamava-se «Noite de Verão», do pintor norueguês Edvard Munch. De repente, fechámos os olhos na aula e foi-nos pedido que pensassemos rapidamente numa pessoa da escola e à nossa memória veio logo a figura da D.Cristina, auxiliar na biblioteca! Misteriosamente, a professora escreveu, então, duas palavras no quadro - «segredo» e «água» - e pediu-nos para, em silêncio, juntarmos isso à nossa folha de papel... Finalmente, com um marcador azul, escreveu no quadro «Uma aventura na escola de Silves» e, para nosso espanto, disse-nos que agora teríamos de escrever uma história com todos estes elementos. Fizémos isso ao som de Chopin, um génio da música clássica que nasceu na Polónia, no ano de 1810.
Ora, foi este o resultado! Leiam lá ...



Era uma vez uma bibliotecária chamada Cristina, D. Cristina. Trabalhava na escola Dr. Garcia Domingues, a nossa, na terra algarvia de Silves.
Um dia, fomos à biblioteca procurar um livro sobre «Alimentação Saudável». Comecámos a lê-lo mas não percebíamos nada, porque estava escrito numa língua muito estranha... Então, fechámos os olhos... e quando os abrimos estavamos no Mundo dos Livros! Sentimos então uma enorme vontade e curiosidade de entrar em todos os livros! Encontrámos um que nos chamou a atenção mais do que os outros. Tinha uma grande capa azul, com muitos golfinhos cor-de-rosa, e o seu título era «O Segredo do Mar». Entrámos.
Fomos parar a uma escola enorme onde havia uma fonte com água e mini-
-golfinhos cor-de-rosa a nadar à superfície! Entrámos lá dentro dando um valente mergulho! Quando viemos ao cimo da água, apercebemo-nos que estavamos numa praia. E que praia...! O mar era feito de sumo de morango e a areia de algodão-doce!

Logo, avidamente, lançámos a mão à areia e provámos. Humm, era como se estivéssemos no céu...
De repente, vimos uma senhora sentada em cima de rochas, com um vestido branco e reluzente. Estava a pensar, talvez triste. Parecia mesmo o quadro que tinhamos visto lá na escola chamado «Noite de Verão», pintado por Munch... Andámos um bocado, sem saber muito bem por onde ir, e encontrámos um campo cheio de flores. Apanhámos uma, amarela, com um perfume deslumbrante e mágico: dava cheirinho às cores!! Assim, o vermelho cheirava a jasmim! O azul a uma manhã de Primavera! O laranja parecia viajar connosco até às férias de Verão...!
Recomecámos a andar. E entrámos numa floresta muito escura. Subitamente, ouvimos uma linda melodia. Encostámos o ouvido ao tronco de uma árvore e deixámo-
-nos adormecer...
Quando voltámos a abrir os olhos estávamos de novo na biblioteca, mas com a flor amarela na mão! Fomos entregá-la à D. Cristina e agradecemos-lhe por nos ter sugerido um livro maravilhoso.
A D. Cristina sorriu e, cúmplice, piscou-nos o olho ...

15.5.08

Inauguração do novo espaço de leitura no Jardim de Infância de Silves nº1

À Biblioteca Municipal de Silves


(Foto de Elisabete Rodrigues, Jornal Barlavento)


O Sol abençoa a tarde, nesta cidade ao sul e os arautos caminham a passos lentos, calculados e treinados pelas ruas da cidade. O povo olha-os com a estranheza de quem não está à espera de um espectáculos tão pouco vulgar. Entre os comentários de agrado e indiferenças o grupo continua a anunciar:

- Eis a obra acabada, qual pássaro ansioso por experimentar o seu primeiro voo.
- Daqui do alto, saúdo todos os poetas, todos os que sonham poder voar e declaro aberta a porta das espreitadelas do conhecimento.


Os convidados dobram a porta e iniciam as suas espreitadelas. A sala ficou cheia de gente e os discursos ouvem-se e soam a um sonho concretizado.


Bem hajam, todas as mãos que corporizaram um desejo antigo e sempre renovado da humanidade. Esta nova biblioteca, representa um novo tempo, o da cultura da oportunidade, da democracia. Democracia no acesso a meios e a recursos concentrados num espaço colectivo, livre, aberto ao tempo e no tempo em que vivemos.

(Foto de Paulo Izidoro)

Uma biblioteca é uma das mais belas formas de experimentar a democracia. Tanta ideia, tanta ciência, tanta diferença, tanta escrita, tanta arte num só espaço intemporal. Para quê? Para quem? Para o viajante deste século conversar com o passado da humanidade, consigo próprio, com o outro, debater e flexionar-se em pensamentos reais e absurdos, incorporando o que lhe traz sossego à alma.



A biblioteca é um espaço para além do espaço, é a porta sempre aberta, à espera daquele que quer espreitar, sem julgamento, ou imposição. A biblioteca é a casa onde moram todos os homens deste mundo é o sítio onde mais se sente o contraditório das verdades.



A biblioteca é uma dádiva de homens para outros homens. Que todos saibamos recebê-la, apreciá-la e desfrutá-la.

Madalena Santos
A professora coordenadora da biblioteca escolar do 1º ciclo

24.4.08

Inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Silves


Foi ontem, dia 23, Dia Internacional do Livro, inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Silves, localizada junto ao Largo/Jardim Al-Mutamide.

Edifício moderno e bem iluminado, alberga nas suas três salas de leitura (Sala Maria Keil, Sala Lobo Antunes e Sala Garcia Domingues) cerca de 40 000 documentos, entre livros, jornais, revistas, CD e DVD.

Este novo edíficio, que contou com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Cultura através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, possui ainda um bar/esplanada, um pequeno espaço infantil, um auditório e uma zona técnica de acesso reservado.

Um aspecto interessante é o facto de conservar no seu interior, num piso subterrâneo, importantes vestígios da muralha mourisca do Arrabalde que serão musealizados.

Horário de Inverno
3ª a 6ª feira – 10.00h – 19.30h 2ª e Sábado – 14.30h – 19.30h
Encerramento: Domingos e Feriados

Horário de Verão (15 Julho a 15 de Setembro)
2ª a 6ª feira – 10.00h – 19.30h
Encerramento: Sábados, Domingos e Feriados
Aproveitemo-la!

Viva a nova Biblioteca!

O Teatro veio à Escola


No dia 22 de Abril o grupo de teatro "Te-Atrito" apresentou na nossa escola o espectáculo "Histórias para crianças mal comportadas", baseado em textos de Jacques Prévert.

O espectáculo teve a duração de trinta minutos, seguindo-se uma conversa com os alunos sobre as questões abordadas: autoridade, a liberdade, a fome, a desigualdade social e os direitos dos homens e dos animais.
Mais informações sobre este grupo em http://www.te-atrito.blogspot.com/

21.2.08

Momento de Poesia


Tal como tínhamos anunciado, recebemos no passado dia 12 de Fevereiro a ilustre visita do poeta-músico-contador de histórias que dá pelo nome de Afonso Dias.

Na primeira sessão do sarau que decorreu na parte da manhã estiveram presentes três turmas do 2º ciclo. Na parte da tarde, foi a vez de três turmas do 3ºciclo assistirem ao evento.

Foram momentos agradáveis, por vezes mágicos, durante os quais Afonso Dias brincou com as palavras e com a música, fazendo uma viagem literária por alguns dos nomes mais importantes da nossa poesia: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade...

A simpatia e o poder de comunicação do nosso convidado contagiaram os presentes, alguns deles de início renitentes a assistir dado o tema, mas no fim houve mesmo quem se oferecesse para dizer uma poesia.

7.2.08

Afonso Dias visita a nossa Biblioteca

No próximo dia 12 de Fevereiro pelas 13.50 h e 15.35 h iremos receber na nossa biblioteca a visita de Afonso Dias, conhecido contador de histórias e intérprete de poesia.
Dependendo da vontade e do tipo de público no momento presente, assim será realizado um recital a que Afonso Dias chama "a poesia está na escola...e em toda a parte" ou outro com diferentes características a que chama "Afonso Dias e a magia essencial".


Bem vindo Afonso Dias!

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realiza-se no próximo dia 5 de Abril (sábado), às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Portimão.

Os livros de leitura obrigatória já são conhecidos:

25.1.08

Grande novidade! Catálogo da Biblioteca em linha


É uma grande e boa novidade!

Agora já é possível consultar o catálogo da Biblioteca Dr. Garcia Domingues em qualquer lugar, desde que haja uma ligação à Internet.

Em casa, em qualquer outra escola, no estrangeiro, na sala de aula, uma rápida busca permite verificar a existência ou não do livro que procuramos, permite futuramente fazer a sua reserva, entre outras coisas.

Viva a nossa Biblioteca on-line. Veja-a aqui!

16.1.08

"Os Pequenitos" vieram à Biblioteca


Os meninos da sala 4A, da instituição "Os Amigos dos Pequeninos de Silves", deslocaram-se, no passado dia 14 de Janeiro, à escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, para visitar a Biblioteca.

A educadora Cristina Botelho, ao longo deste ano lectivo, abordou a temática do livro e das bibliotecas e neste âmbito organizou-se esta actividade. Além de uma visita guiada por toda a biblioteca, foi explicado o seu modo de funcionamento, contada uma história e criado um espaço onde os meninos puderam fazer algumas ilustrações. No final da visita estava patente a satisfação por este evento.

15.1.08

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura


Na primeira fase, a nível de escola, foram seleccionados os seguintes vencedores:
- “À Beira do Lago dos Encantos”- Hanna Popilevych, nº 12, 7º D;
- “Falar Verdade a Mentir”- Sérgio Silva, nº 23, 8º C;
- “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem”- Inês Oliveira, nº8, 9º C.

15.11.07

A nossa Biblioteca na Imprensa Local


O jornal "Voz de Silves" na sua última edição, número 405 de 5.11.2007, dedicou à nossa biblioteca duas páginas a propósito do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Mundial da Alimentação.

Além das notícias referentes aos dias assinalados, foram também publicados três pequenos textos de alunos subordinados ao tema "A Biblioteca vista por mim".

Aqui ficam também:

A Biblioteca vista por mim

É fascinante pudermos entrar num quarto ou sala cheia de livros de todos os tipos e feitios, de todas as cores e de todas as línguas.
Para mim a Biblioteca é um sítio misterioso e sagrado, onde os livros são os portais para um mundo novo, onde nunca sabemos o que vamos encontrar, se iremos encontrar mistérios ou comédias, terror ou romance…
A partir do momento que pegamos num livro já estamos a imaginar o que estará lá escrito ou apenas desenhado. Quando abro um livro, sinto-me com a missão de desvendar o segredo que o livro esconde.
É o mistério, a magia, o sonho e a realidade…
É o aeroporto onde aterramos depois de acordarmos da fantasia que nos hipnotiza, é a BIBLIOTECA…
Jessica F. F. Bessa

----------

A Biblioteca é um lugar onde podemos navegar nas Histórias de encantar, onde podemos analisar, ler e pesquisar.

Na Biblioteca podemos ver televisão com filmes de animação.

Na Biblioteca podemos estudar Matemática e aprender a melhorar a Gramática.

A Biblioteca da minha escola parece uma livraria e como gosto muito dela, passo lá todo o dia.

Na Biblioteca há livros sobre os antigos, por isso gosto de lá ir com os meus amigos.

Na Biblioteca existem livros do Diário da Princesa e a autora que os escreve é Inglesa.

Na Biblioteca há lápis e canetas de cor e também existem livros sobre amor.

Na Biblioteca podemos realizar trabalhos de casa para boas notas ganhar.

Na Biblioteca podemos pôr músicas para a rádio pirata e ler livros de qualquer primata.

Na Biblioteca podemos realizar os nossos sonhos a ler livros de encantar.

A Biblioteca tem livros de acção e podemos ouvir mais do que uma canção.
Catarina Branco Rodrigues
Inês Sofia Martins Nunes

------------

A Biblioteca é um sítio
Onde se pode sonhar
Não é só nos sonhos
Que se pode imaginar

Na Biblioteca há poesias
Lindas! Que não se podem esquecer
A Biblioteca é uma rima
A maior do meu saber

É um lugar lindo
Lindo de encantar
Vamos todos à Biblioteca
Para ler escrever e estudar

A Biblioteca é uma amiga
Que podemos confiar
Cada história e lenda
Tem o seu segredo para contar

Para acabar esta poesia
Um sinal feliz e alegre
Com grande simpatia
A Biblioteca é a nossa companhia.
Leonor Varanda
Marta Vilares

-------

Terminamos, agradecendo a gentileza do jornal local e desejando rápidas melhores ao seu Director, Arthur Ligne.

18.10.07

Vamos comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

A 22 de Outubro assinala-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares sob o tema “ APRENDER – MAIS E MELHOR NA BIBLIOTECA ESCOLAR”.
O programa Rede de Bibliotecas Escolares, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura, conta com dez anos de existência. Ao longo deste tempo, as escolas apresentaram as suas candidaturas e foram sendo integradas de forma gradual.
A EB1nº1 de Silves entrou na Rede de Bibliotecas Escolares em 2002, a EB1nº2 e a EB2,3 Dr. Garcia Domingues, também de Silves, entraram em 2003.
As candidaturas representaram uma intervenção estratégica num núcleo pedagógico específico nas escolas: a organização dos recursos com vista à disponibilização de serviços de aprendizagem.
Ao longo da História, as bibliotecas sempre acompanharam as escolas, na sua missão essencial: formar cidadãos capazes de interagir na sociedade do seu tempo.
Hoje, vivemos numa sociedade caracterizada pela informação e pelo conhecimento. Informação e conhecimento que não são propriedade de um só livro, de uma só pessoa. Na sociedade actual com a exigência de novos saberes para uma interacção mais bem sucedida surgem as bibliotecas escolares, dentro das escolas, para que estas estejam dotadas de instrumentos facilitadores da sua missão: formar cidadãos activos na Sociedade do Conhecimento.
A Biblioteca Escolar tem entre os seus objectivos o desenvolvimento de competências para que os alunos sejam capazes de realizar aprendizagens, ao longo da vida, com vista ao sucesso na actual sociedade baseada na informação e no conhecimento.
Para atingir os seus objectivos a Biblioteca Escolar desenvolve um plano de Actividades coerente com o Projecto Educativo. Sendo parte integrante do processo educativo, as suas actividades situam-se em domínios tais como o desenvolvimento das literacias, das competências de informação, do processo ensino-aprendizagem e da cultura.
Para assinalar este dia cada aluno foi convidado a mostrar a Biblioteca da sua escola ao seu encarregado de educação e/ou outros familiares. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a BE a toda a comunidade escolar.

Profª Madalena Santos

Coordenadora da Biblioteca Escolar da EB1 de Silves

Um dia na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos EB1, nº1 de Silves

8h 30m- Entra uma turma de 20 alunos do 2º ano de escolaridade acompanhados pela sua professora.
Decorre a Semana da Alimentação e a tarefa é ouvir ler o livro "Viagem ao mundo da Alimentação" de Lurdes Leitão. De seguida, os alunos são divididos em grupos, consultam outros livros sobre o tema e concluem a sua tarefa com a comunicação do que descobriram. Regressam à sala e levam sugestões de continuação do trabalho.
9h 30m- Entra uma turma do 3º ano que vai trabalhar em grupo. É pedido a cada grupo que recorde canções em que entrem alimentos e as organize numa lista. A lista é lida, um grupo pesquisa o que existe na BE e toda a turma escolhe uma canção para audição.
10 h 30m- Toca para o intervalo e a turma sai com pena de deixar as cantorias.
10h 35m – É um corrupio de alunos a devolver livros, a requisitar livros , a fazer tarefas no computador, a pedir auscultadores para a música e para o vídeo. Os utilizadores enchem o espaço nuclear e registam-se 27 presenças. Toca, ordeiramente arrumam o material e saem.
11h- Uma turma do 1º ano senta-se e é-lhes proposto que observem cartazes já expostos sobre os alimentos. Conversa-se e dramatizam-se situações quotidianas de refeições.
12h- Sai a turma.
12h 10m- Começam a entrar novos grupos e o ritual repete-se: requisições/devoluções, - professora quero ver este vídeo, quero ir para o computador com uma tarefa quero, quero… - registam-se em contínuo a utilização de 19 alunos e mais outros 20 que entraram e sairam só para requisitar ou devolver documentos.
13h30m- Entra uma turma do 4º ano. Faz o visionamento do vídeo “A Fome”, Ed. Flamínia. Estabelece-se um diálogo sobre o tema alimentação/fome. É repetido o visionamento para que todos tirem apontamentos e fundamentem as suas opiniões com cenas do filme.
14h 30m- Outra turma do 1º ano que repete o trabalho da anterior
15h 30m – O corrupio da utilização livre é idêntico. Registam-se 20 utilizadores.
16h– Uma turma do 4º ano. Leitura em voz alta do livro” Viagem ao mundo da alimentação”; trabalho de grupo sobre a temática. Comunicação dos trabalhos e avaliação dos mesmos pelas professoras.
17 h– Arrumação do espaço. Amanhã será outro dia!

16.10.07

Dia Mundial da Alimentação

Comemorou-se hoje, no Agrupamento Vertical Dr. Garcia Domingues, o Dia Mundial da Alimentação. Como se vê pelo cartaz, foi realizado um colóquio sobre alimentação saudável e uma Feira da Alimentação de frutos e produtos naturais. Durante toda a manhã decorreram também outras actividades: medição de glicémia, taxa de alcoolémia e medição do índice de massa corporal.

Na nossa biblioteca fizemos uma Roda de Alimentos natural (vejam fotos abaixo) e passámos um filme sobre alimentação saudável.


/>

11.10.07

16 de Outubro- Dia Mundial da Alimentação



A propósito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, na Escola E. B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, entre os dias 16 e 18 de Outubro, a professora Ana Bio e a sua turma do 9ºE vão realizar na Biblioteca desta escola uma Roda dos Alimentos. Esta terá a originalidade de ser feita com alimentos reais. Logo que tenhamos fotos deste evento, aqui as publicaremos.

Queres ajudar?

Então, para enriquecer o fundo documental das bibliotecas do nosso Agrupamento, quando forem fazer as comprinhas semanais ao Continente não se esqueçam de solicitar um cupão, conforme o que se vê no cartaz, e preenchê-lo com o nome de uma das escolas do nosso Agrupamento.
Até dia 30 de Novembro!

31.5.07

Actividades da Semana Nacional da Leitura - descrição


Quem quiser saber como decorreu a Semana Nacional da Leitura na nossa Biblioteca poderá ver a apresentação que disponibilizamos aqui:

24.4.07

Top Leitor e Livro mais requisitado



A Biblioteca destaca os leitores que fizeram mais empréstimos e os livros que foram mais requisitados.

Entre Outubro/2006 e 30 de Abril deste ano o livro mais requisitado foi o Cavaleiro da Dinamarca; entre os leitores, o destaque cabe a Jessica Isabel Madeira Morais do 6º A, Elena Marjineau do 5º A e Arlindo José Saraiva Prates do 7ºA, nos três primeiros lugares e todos com 15 livros requisitados.

23.4.07

Dia Mundial do Livro


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Se o livro, ainda assim, todos sabemos o que é, embora ainda muito poucos o tenham como companheiro diário, já os direitos de autor são coisa que muito poucos sabem o que é ou, ainda sabendo, não respeitam. Menos ainda serão os que conhecem a forma inglesa que traduz este direito, o chamado copyright, mais comummente representado pelo símbolo ©.
E o primeiro passo para começar a respeitar o Autor é citá-lo de forma correcta quando o seu trabalho nos inspira ou é base daquele que nós fazemos. A César o que é de César, poder-se-ía dizer..., e não esquecer quando fazemos aquele trabalho escolar!
Para finalizar, deixo-vos com duas referências a páginas que se referem à efeméride hoje celebrada: