25.1.18

Partilhar Leituras



A Biblioteca Escolar está a promover o projeto PARTILHAR LEITURAS dirigido ao público adulto da comunidade escolar.

O objetivo do projeto é promover ao prazer de ler e é dirigido aos Encarregados de Educação, Auxiliares de Ação Educativa e Professores.

Para participar no projeto terá apenas de fazer a inscrição e deixar um livro que gostou de ler e que gostaria de partilhar com outros leitores. As requisições e devoluções deverão ser feitas na Biblioteca Escolar.

Para mais informações não hesite em contactar a equipa da Biblioteca Escolar.


Aguardamos a sua visita!

Ainda o encontro com Pedro Seromenho, escritor e ilustrador



O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve hoje na nossa escola e encantou todos os presentes com as suas histórias e a sua habilidade para a ilustração.

Deslumbrou-nos com uma ilustração criada ao longo da sessão sobre a sua obra “A cidade que queria viver no campo”. Entre círculos e linhas surgiu, como por magia, um lindo registo da “cidade menina”, como o próprio designa, que um dia viu partir o seu amigo.

Os alunos do 6ºF apresentaram o book trailer da obra “As gravatas do meu pai”, por eles criados com a ajuda das professoras Anabela Fialho e Sílvia Martins, que poderá consultar através do link https://goo.gl/Xtn4nT

No final ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos individualizados com as ilustrações do ilustrador.

Um bem-haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado a oportunidade de partilhar estes momentos com o escritor e ilustrador.

18.1.18

Encontro com escritor e ilustrador Pedro Seromenho


No dia 22 de janeiro, pelas 11 h 55 min, iremos receber na nossa escola o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, no âmbito da oferta formativa da Biblioteca Municipal de Silves.
 
 

3.1.18

Sessão de animação de leitura "Feliz Natal Lobo Mau"

   



A Biblioteca Escolar assinalou a época natalícia com a dinamização de sessões de animação de leitura junto das turmas de pré-escolar e 1ºciclo da E.B.2/3 Dr. Garcia Domingues e Jardim-de- Infância/ E.B.1 Silves nº2.
     A obra selecionada para estas sessões foi “Feliz Natal Lobo Mau” de Clara Cunha e ilustrações de Natalina Cóias.
     O protagonista desta história, o Lobo, foi procurar o Capuchinho Vermelho mas no seu lugar encontrou o Pai Natal… Será que o lobo merece um presente? Uma divertida história que cativou os alunos do primeiro ao último momento!
     Após a leitura da história, a professora bibliotecária desafiou os alunos a darem asas à sua criatividade e o resultado final da atividade foi surpreendente.
      Parabéns aos nossos pequenos grandes artistas!

13.12.17

Atividade com ferramenta digital "Voki"

Ao longo do mês de novembro, as turmas de 7ºano participaram na atividade de Literacia dos Média dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com as professoras de Francês (iniciação).
A atividade desenrolou-se em dois momentos. Num primeiro momento, na aula de Francês, os alunos criaram um texto de apresentação que iriam mais tarde utilizar na criação do seu avatar. Posteriormente, na Biblioteca Escolar, a Professora Bibliotecária apresentou a ferramenta digital “Voki” à turma e convidou alguns alunos a criarem o seu avatar.

Uma forma diferente de consolidar os conteúdos curriculares, neste caso a temática “identificação pessoal”.


Exposição "Defende a tua causa"


 


 Ao longo do mês de novembro, esteve patente na Biblioteca Escolar a exposição “Defende a tua causa!”.
    Os trabalhos expostos foram elaborados pelos alunos do 7ºD, do professor Pedro Sousa, no âmbito da disciplina de Formação Cívica.
    Os alunos demonstraram a sua preocupação sobre os seguintes temas:

  • a proteção dos oceanos;
  • a desflorestação;
  • a luta contra os maus tratos e abandono de animais;
  • os animais em vias de extinção;
  • o bullying;
  • a pobreza;
  • o racismo;
  • como ajudar os mais necessitados.
E tu? Qual é a tua causa? O que fazes para a defender?

7.12.17

Regulamento do Concurso Nacional de Leitura 2017-18

6.12.17

Concurso Nacional de Leitura


Bookmark Exchange Project






Ao longo 1ºperíodo, os alunos do 1ºciclo da nossa escola participaram na iniciativa mundial de troca de marcadores, dinamizada no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Os nossos marcadores viajaram para três países: Croácia, Eslovénia e Roménia.
Depois de termos sido informados sobre os países/escolas que iriam trocar com a nossa escola, a Professora Bibliotecária preparou uma breve apresentação sobre o país e a escola a corresponder e, em articulação com as professoras titulares de turma, os alunos ilustraram os marcadores a enviar.
A atividade superou os objetivos esperados e nalgumas turmas a correspondência entre os grupos dos diferentes países irá continuar ao longo do ano, promovendo a partilha de experiências entre os alunos e professores envolvidos.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo ao longo de toda a atividade. Uma experiência muito positiva para todos os participantes!




"Como consultar um dicionário"

   
Ao longo do mês de novembro, a Biblioteca Escolar dinamizou sessões de Literacia de Informação sobre “Como consultar um dicionário?”, com as turmas de 5ºano, em articulação com os professores de Português.
     Os alunos relembraram as técnicas de uso do dicionário através de uma apresentação multimédia e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos através de uma ficha de trabalho.

Poderão consultar o folheto produzido para esta sessão na nossa Biblioteca Escolar ou no nosso blogue, no separador “Materiais de apoio”.




22.11.17

Exposição "Alimentação Racional"




Realizou-se durante os meses de outubro e parte de novembro uma exposição de trabalhos de alunos das turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC, sobre o tema da Alimentação Racional.
Os alunos destas turmas efetuaram uma pesquisa sobre Obesidade Infantil, Dieta Mediterrânica e Aditivos Alimentares, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, utilizando a Internet e enciclopédias, livros e outros recursos da Biblioteca Escolar.

8.11.17

Sessão de animação da leitura: "Leónia devora os livros"






Ao longo do mês de outubro, a Biblioteca Escolar dinamizou sessões de animação de leitura junto das turmas de 1ºciclo, em torno da obra “Leónia devora os Livros” de Laurence Laubert.
A protagonista desta história possui um apetite insaciável por livros, “devorando” todos os que encontrasse à sua frente. Possui uma doença que para além de rara, é também hereditária… Como poderá acabar esta história? Requisita o livro e “delicia-te” com esta fantástica história marcada pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras.
No final da leitura os alunos foram desafiados para ajudar a Leónia a situar-se numa biblioteca, identificando os espaços que deveria dirigir-se para encontrar os livros que procurava, através de uma ficha de trabalho.

25.10.17

Descobrir a Biblioteca Escolar com códigos Qr


Ao longo do mês de outubro, a Biblioteca Escolar dinamizou visitas guiadas aos alunos de 5ºano, em articulação com os professores de Português. À semelhança do trabalhado desenvolvido com as turmas de 3ºano, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os espaços funcionais da biblioteca, a organização do fundo documental segundo a CDU (Classificação Decimal Universal), assim como as regras de utilização dos diversos espaços.
No final da visita os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da visita através da atividade “Descobrir a Biblioteca Escolar com códigos Qr”.
A atividade consistia em utilizar uma aplicação QRcode reader do telemóvel para responder às questões colocadas em formato QRcode.  
Os alunos demonstraram muito entusiasmo ao longo de toda a atividade. Uma experiência muito positiva para todos os participantes!


 

A Terra treme


No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, 13 de outubro, a Biblioteca Escolar participou no exercício nacional “A TERRA TREME”.
O exercício teve a duração de um minuto, durante o qual os utilizadores presentes na Biblioteca Escolar foram convidados a executar três gestos simples – Baixar, Proteger, Aguardar!
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Descobrir a Biblioteca Escolar com o Biblioquiz


Ao longo do mês de outubro, a Biblioteca Escolar dinamizou visitas guiadas aos alunos de 3ºano, em articulação com os professores titulares de turma. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os espaços funcionais da biblioteca, a organização do fundo documental segundo a CDU (Classificação Decimal Universal), assim como as regras de utilização dos diversos espaços.
No final da visita foram desafiados a participar num exercício prático para consolidar as informações transmitidas ao longo da visita através do jogo Biblioquiz, jogo de perguntas e respostas relacionadas com a temática Biblioteca Escolar.