31.5.19

Bookmark Exchange Project

As turmas do 1º ciclo da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues e da Escola do 1º Ciclo de Enxerim participaram no Bookmark Exchange Project. No âmbito deste projeto internacional, os nossos alunos realizaram marcadores de livros sobre a nossa região e trocaram-nos com alunos de outras escolas, nomeadamente da Croácia, da Hungria, da Roménia, da Índia, dos Estados Unidos e de Hong Kong.
Os nossos alunos a criarem os marcadores.











24.5.19

Prémio - Concurso Uma Aventura Literária

Parabéns Laura!

A aluna Laura Martins, do 5ºE GD recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho que realizou para o Concurso Uma Aventura Literária 2019.


16.5.19

Vinda da companhia de teatro ETCETERA à escola


No dia 15 de maio os alunos do 1º ciclo da Escola E.B.1 de Silves, da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues e da Escola E.B. 1 de Enxerim tiveram o privilégio de assistir à representação da peça de teatro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", baseada na obra de Jorge Amado, integrada no Plano Nacional de Leitura. Esta atividade foi organizada pela Biblioteca Escolar.





1.5.19

7 dias com os Media

Entre 3 e 9 de maio vai decorrer a Semana dos Media que irá incidir sobre as Fake News
Não te deixes enganar! Vem à biblioteca aprender como identificar notícias falsas.




Parabéns aos vencedores do 2ª período do projeto Leitor+!


24.4.19

25 ABRIL QUIZ

Vem à Biblioteca da tua escola e participa!

4.4.19

Dia Internacional do livro infantil

No dia 2 de abril, a biblioteca escolar da Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues comemorou o dia Internacional do Livro Infantil ao dar a oportunidade de as turmas de 3º ano desfrutarem da audição da leitura musicada da história "A Arca do Tesouro". 
A Orquestra Metropolitana de Lisboa encomendou a Alice Vieira um pequeno conto para Eurico Carrapato musicar. A Arca do Tesouro, um texto sóbrio e sábio, que se insurge contra a ditadura imposta pelo relógio, conflui com uma música simples, bela e comunicativa e dá a conhecer a história de Maria e da sua caixa azul.
No final da hora do conto, os alunos também depositaram na arca do tesouro da turma palavras importantes para eles.





26.3.19

Festa da Poesia

No âmbito do Projeto de Intercâmbio Cultural com os Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Silves, em articulação com a Biblioteca Escolar, a turma 6ºE deslocou-se a esta instituição a fim de comemorar o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore. Os alunos declamaram poemas aos idosos e estes também os surpreenderam ao demonstrar grande aptidão para recitar poesia. Em articulação com a disciplina de Educação Musical, os alunos também tocaram flauta e cantaram poemas musicados. No final, os alunos distribuíram postais  contendo poemas, a todos os idosos, e ofereceram um magnífico quadro produzido na aula de Educação Visual, subordinado ao tema é "A árvore".








22.3.19

Hora do Conto - A lagarta comilona

No dia 22 de março, na Hora do Conto, os alunos das duas salas do Jardim de Infância de Enxerim ouviram a leitura da história "A lagarta comilona". Conversámos sobre o processo de metamorfose, isto é, a mudança que se verifica desde o estádio do ovo até ao aparecimento da borboleta. Por fim, os alunos fizeram um trabalho alusivo à história.




Caminhos Poéticos

A Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues está a participar num projeto levado a efeito entre escolas do concelho de Silves designado "Caminhos Poéticos". Os alunos da nossa escola fizeram pegadas com poemas sobre a árvore, a floresta ou o meio ambiente que trocaram com outras escolas, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Floresta (21 de março).  As pegadas foram colocadas no chão, no bloco 8, em  direção à biblioteca, onde os alunos se deparam com uma árvore de grandes dimensões com o poema "Plantar uma Floresta", de Luísa Ducla Soares. Na biblioteca o visitante também poderá observar poemas visuais e acrósticos realizados pelos alunos do 6º e 8º ano, bem como uma exposição sobre o nosso poeta João de Deus e alguns dos seus poemas.







Visita à Assembleia da República

No âmbito do Projeto Assembleia Municipal Jovem, no dia 20 de março, alguns alunos da nossa escola fizeram uma visita à Assembleia da República, juntamente com alunos da Escola E.B. 2,3 João de Deus, E.B. 2,3 de Algoz e E.B. 2,3 António da Costa Contreiras. Na parte da manhã os alunos fizeram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e reuniram-se com deputados do Círculo Eleitoral de Faro, tendo os alunos colocado questões pertinentes que os inquietavam.
Na parte da tarde os alunos assistiram à reunião Plenária da Assembleia da República.