18.10.07

Um dia na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos EB1, nº1 de Silves

8h 30m- Entra uma turma de 20 alunos do 2º ano de escolaridade acompanhados pela sua professora.
Decorre a Semana da Alimentação e a tarefa é ouvir ler o livro "Viagem ao mundo da Alimentação" de Lurdes Leitão. De seguida, os alunos são divididos em grupos, consultam outros livros sobre o tema e concluem a sua tarefa com a comunicação do que descobriram. Regressam à sala e levam sugestões de continuação do trabalho.
9h 30m- Entra uma turma do 3º ano que vai trabalhar em grupo. É pedido a cada grupo que recorde canções em que entrem alimentos e as organize numa lista. A lista é lida, um grupo pesquisa o que existe na BE e toda a turma escolhe uma canção para audição.
10 h 30m- Toca para o intervalo e a turma sai com pena de deixar as cantorias.
10h 35m – É um corrupio de alunos a devolver livros, a requisitar livros , a fazer tarefas no computador, a pedir auscultadores para a música e para o vídeo. Os utilizadores enchem o espaço nuclear e registam-se 27 presenças. Toca, ordeiramente arrumam o material e saem.
11h- Uma turma do 1º ano senta-se e é-lhes proposto que observem cartazes já expostos sobre os alimentos. Conversa-se e dramatizam-se situações quotidianas de refeições.
12h- Sai a turma.
12h 10m- Começam a entrar novos grupos e o ritual repete-se: requisições/devoluções, - professora quero ver este vídeo, quero ir para o computador com uma tarefa quero, quero… - registam-se em contínuo a utilização de 19 alunos e mais outros 20 que entraram e sairam só para requisitar ou devolver documentos.
13h30m- Entra uma turma do 4º ano. Faz o visionamento do vídeo “A Fome”, Ed. Flamínia. Estabelece-se um diálogo sobre o tema alimentação/fome. É repetido o visionamento para que todos tirem apontamentos e fundamentem as suas opiniões com cenas do filme.
14h 30m- Outra turma do 1º ano que repete o trabalho da anterior
15h 30m – O corrupio da utilização livre é idêntico. Registam-se 20 utilizadores.
16h– Uma turma do 4º ano. Leitura em voz alta do livro” Viagem ao mundo da alimentação”; trabalho de grupo sobre a temática. Comunicação dos trabalhos e avaliação dos mesmos pelas professoras.
17 h– Arrumação do espaço. Amanhã será outro dia!

Sem comentários: