Chegou o mês de abril, tempo de celebrar a primavera e a liberdade! Para marcar o aniversário dos 50 anos do 25 de Abril, a biblioteca escolar dinamizou a atividade "A Liberdade Pega-se!". Assim, alunos entre os 10 e os 14 anos, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, embarcaram numa viagem poética, explorando o poder dos haikus, poemas curtos da cultura japonesa. Através da leitura e da escrita, a biblioteca escolar convidou a refletirem sobre o significado e a importância da liberdade.
A atividade decorreu em articulação com a disciplina de Português e teve a duração de duas aulas. Na primeira aula, na biblioteca escolar, os alunos, guiados pela professora bibliotecária, descobriram a obra "Tempo de Haikus", um livro repleto de poemas que celebram a beleza das estações do ano. Essa imersão na poesia japonesa serviu como inspiração para a criação de haikus próprios! Munidos de papel e caneta, e a partir da música “E depois do adeus”, os alunos utilizaram palavras que representam a liberdade para a elaboração dos seus Haikus.
Na segunda aula, também na biblioteca escolar, os alunos transformaram os seus poemas em obras de arte, decorando-os de forma original. Cada íman com um haiku foi exposto numa prateleira da biblioteca escolar, inspirando todos os utilizadores a refletir sobre este tema.
Visita a biblioteca escolar e descobre o que está escrito…. nos Haikus.

Sem comentários:
Enviar um comentário