18.10.07

Vamos comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

A 22 de Outubro assinala-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares sob o tema “ APRENDER – MAIS E MELHOR NA BIBLIOTECA ESCOLAR”.
O programa Rede de Bibliotecas Escolares, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura, conta com dez anos de existência. Ao longo deste tempo, as escolas apresentaram as suas candidaturas e foram sendo integradas de forma gradual.
A EB1nº1 de Silves entrou na Rede de Bibliotecas Escolares em 2002, a EB1nº2 e a EB2,3 Dr. Garcia Domingues, também de Silves, entraram em 2003.
As candidaturas representaram uma intervenção estratégica num núcleo pedagógico específico nas escolas: a organização dos recursos com vista à disponibilização de serviços de aprendizagem.
Ao longo da História, as bibliotecas sempre acompanharam as escolas, na sua missão essencial: formar cidadãos capazes de interagir na sociedade do seu tempo.
Hoje, vivemos numa sociedade caracterizada pela informação e pelo conhecimento. Informação e conhecimento que não são propriedade de um só livro, de uma só pessoa. Na sociedade actual com a exigência de novos saberes para uma interacção mais bem sucedida surgem as bibliotecas escolares, dentro das escolas, para que estas estejam dotadas de instrumentos facilitadores da sua missão: formar cidadãos activos na Sociedade do Conhecimento.
A Biblioteca Escolar tem entre os seus objectivos o desenvolvimento de competências para que os alunos sejam capazes de realizar aprendizagens, ao longo da vida, com vista ao sucesso na actual sociedade baseada na informação e no conhecimento.
Para atingir os seus objectivos a Biblioteca Escolar desenvolve um plano de Actividades coerente com o Projecto Educativo. Sendo parte integrante do processo educativo, as suas actividades situam-se em domínios tais como o desenvolvimento das literacias, das competências de informação, do processo ensino-aprendizagem e da cultura.
Para assinalar este dia cada aluno foi convidado a mostrar a Biblioteca da sua escola ao seu encarregado de educação e/ou outros familiares. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a BE a toda a comunidade escolar.

Profª Madalena Santos

Coordenadora da Biblioteca Escolar da EB1 de Silves

5 comentários:

Anónimo disse...

Hoje é o dia internacional da biblioteca escolar .
Eu gosto muito de ler porque é divertido aprender e escrever.
Foi uma surpresa ver o boneco da biblioteca na Net. O boneco é o nosso logotipo.
Cátia Santos- 4ºano

Anónimo disse...

A biblioteca, para mim, é muito divertida,pois aprendo a ler e a escrever e tenho muitos livros para escolher.
Na escola acho que a biblioteca e importante para todos os alunos.
Catarina Guerreiro 4ºano.

Anónimo disse...

Ler é fundamental para a nosso crescimento e formação.

Anónimo disse...

A Biblioteca é muito interessante para mim porque aprendo a ler e a escrever.
Miguel Martins 1º Ano

Anónimo disse...

Eu gosto de ir à BIBLIOTECA requisitar livros e fazer tabalhos de pesquisa.
Raquel Martins 4ºAno