30.1.09

Biblioteca Municipal de Silves recebe exposição de marionetas


«Entre os dias 2 e 28 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Silves recebe uma exposição de marionetas, da autoria do grupo de teatro de Viana do Castelo, intitulada “Marionetas, Actores & Objectos”.

Durante quase um mês, os visitantes vão poder apreciar 96 marionetas, construídas em 2004 por Sabahat Passos e Alexandre Passos para os espectáculos deste grupo, e que representam diferentes personagens de histórias populares, da mitologia grega e dos contos infantis. A exposição inclui, ainda uma colecção das réplicas de gigantones, de forma a contribuir para uma maior divulgação das “marionetas” tradicionais da região do Alto Minho.

Paralelamente a estes artefactos, os visitantes vão poder ver diversos materiais didácticos, desenhos de cenários, desenhos de construção de marionetas, livros, cartazes e fotografias de espectáculos emoldurados de vários tamanhos, bem como assistir a algumas representações e demonstrações de manipulação de diferentes técnicas. Poderão, ainda, experimentar, com a supervisão e orientação de um manipulador, as marionetas de vara.

Esta exposição tem um carácter itinerante, tendo sido já apresentada nas principais salas do País, bem como em várias bibliotecas municipais. »

in jornal Região Sul, edição on-line de 27.01.2009´
Website do grupo de teatro "Marionetas, Actores & Objectos"

Sem comentários: